Últimas Notícias

A modalidade da vez: Judô

                                                                   

O Judô (o caminho da gentileza, em japonês) é disputado em um tatame entre 9 e 10 metros quadrados. Uma luta de judô (duração de cinco minutos, que podem ser interrompidos) é vencida por um "ippon", que é um golpe que atira o oponente com as costas no chão. Um golpe "menor", onde o oponente atira as costas do adversário, mas sem força o suficiente ou mérito para ser um ippon, é chamado de "waza-ari". Dois waza-ari são equivalentes a um ippon. Um golpe em que o oponente cai de lado, é chamado de "yuko".
O ippon também pode ser conseguido depois de segurar o oponente no chão, com os ombros em contato com o tatame, por 25 segundos, o waza-ari entre 20 e 25 segundos e o yuko entre 15 e 20 segundos. O koka, que era abaixo do yuko, não existe mais na regra de pontuação do judô. Se a pontuação foi identica, a luta vai para o Golden Score, onde o relógio volta aos cinco minutos. O primeiro lutador a acertar um golpe, vence a luta. Se não houver golpe, o vencedor vai ser decidido pelos juízes (o central e o dos cantos). Que ficam com bandeiras das cores dos quimonos dos atletas (azuis e brancas). O vencedor leva se duas bandeiras da cor dos seus quimonos forem levantados.
O Judô foi incluído no programa Olímpico nos Jogos de Tóquio, em 1964. O feminino só foi incluído em Barcelona 1992.


CATEGORIAS DO JUDÔ

Masculino - até 60kg, 60-66 kg, 66-73kg, 73-81kg, 81-90kg, 90-100kg e acima de 100kg.
Feminino - até 48kg, 48-52kg, 52-57kg, 57-63kg, 63-70kg, 70-78kg e acima de 78kg.


- FATO

- O judô é um dos esportes que mais deu medalhas ao Brasil. são duas medalhas de ouro, três medalhas de prata e dez medalhas de bronze. Aurélio Miguel em Seul 1988 e Rogério Sampaio em Barcelona 1992 são os dois ouros do país na modalidade.



Como vai ser em Londres: 
Quando será disputada: 28/7/2012 até 03/8/2012

Local: ExCel London

Como se qualifica :

- A qualificação será baseada no ranking mundial a ser publicado pela Fed.Internacional de Judô (IJF) em 1º de Maio de 2012. Os 22 melhores ranqueados no masculino e as 12 melhores no feminino em cada categoria estarão qualificados, sendo uma vaga por país. As vagas continentais (25 para a Europa, 24 para a África, 21 para as Américas, 20 para a Ásia e 10 para a Oceania, para o masculino e feminino e em todas as categorias) também estão sujeitas ao limite de uma vaga por país.



Link: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Judo_at_the_2012_Summer_Olympics





0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar