Símbolos Olímpicos: Os Anéis Olímpicos - Surto Olímpico

Pesquisar:

Arquivo do blog

Últimas Notícias

Os anéis olímpicos são o simbolo maior dos Jogos. Eles são compostos de cinco anéis entrelaçados de cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho. O Design originalmente foi composto pelo Barão de Coubertin, que declarou o seguinte em 1912: "O emblema escolhido para ilustrar e representar o Congresso Mundial de 1914... cinco anéis interligados em diferentes cores - azul, amarelo, preto,verde e vermelho - colocados em um fundo branco. Esses cinco anéis representam as cinco partes do mundo que foram conquistados pelo olimpismo e estão ansiosos para aceitar a saudável competição".

Coubertin teve a ideia dos anéis entrelaçados quando ele estava no comando da USFSA(União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos), uma associação fundada por duas uniões esportivas francesas e, que até 1925, representava o COI no país. De acordo com Coubertin, as cores dos anéis com o fundo branco representavam as cores que apareciam em todas as bandeiras nacional do mundo naquela época. Mas o congresso de 1914 teve de ser suspenso, devido a Primeira Guerra Mundial. O símbolo foi adotado e estrearia oficialmente nos Jogos da VII Olimpíada, na Antuérpia, Bélgica.

A popularidade do símbolo se espalhou as vésperas dos Jogos da XI Olimpíada, em Berlim, Alemanha. O presidente do comitê organizador dos jogos, Carl Diem, que quis fazer uma cerimônia de acendimento da tocha olímpica em Delfos, Grécia. Por mandou construir um monumento de pedra com os anéis olímpicos esculpidos nelas. A cerimônia foi realizada e a pedra nunca foi removida do local.

A atual visão do Comitê Olímpico Internacional é de que o símbolo reforça a ideia da internacionalização do movimento olímpico e que todos os países do mundo são bem vindos a se juntar ao movimento. Segundo a Carta Olímpica, Os anéis expressam a atividade do Movimento Olímpico e representa a união dos cinco continentes e o encontro dos atletas de todo o mundo nos Jogos Olímpicos.

É errado afirmar que cada cor representa um continente em si. Em 1951, o livro oficial dos jogos olímpicos dizia que o azul representava a Europa, o amarelo a Ásia, o preto a África, o verde a Oceania e o vermelho as Américas. Depois, isso foi removido porque não havia evidência de que o Barão de Coubertin tinha essa intenção quando criou os anéis.

Um comentário:

  1. Outra curiosidade: as cores escolhidas foram essas porque não existe bandeira nenhuma no mundo que não tenha, ao menos uma dessas cores em sua bandeira!!

    ResponderExcluir