A modalidade da vez: Luta

                                                               

A Luta Greco Romana está no programa olímpico desde 1896(apenas não foi disputada em 1900). A Luta estilo Livre e a divisão de pesos apareceram em 1904. A partir de 2008 o formato de pontuação passou a ser o seguinte: cada luta será em três períodos de dois minutos e um vencedor é declarado em cada período. O primeiro lutador a vencer dois períodos, vence a luta. Se uma luta terminar empatada em 0-0, uma prorrogação de 30 segundo é disputada, começando com um agarrão. De acordo com a progressão da Luta, os lutadores marcam pontos técnicos como resultado de agarrões, ações, posições de vantagens e quase arremessos. A luta acaba como resultado de uma queda ou se um dos lutadores conquistar uma diferença de seis pontos, dois agarrões de três pontos ou um agarrão de cinco pontos. Uma queda é declarada quando o lutador agarra o oponente de uma maneira a qual ambos os seus ombros estão contra o matê.A luta feminina (apenas no estilo Livre) entrou no programa olímpico a partir de Atenas 2004.

- PESOS
  
- Luta Livre (H) - 55 kg, 60 kg, 66 kg, 74 kg, 84 kg, 96 kg e 120kg
- Luta Livre (M) - 48 kg, 55 kg, 63 kg e 72 kg.
- Greco Romana - 55 kg, 60 kg, 66 kg, 74 kg, 84 kg, 96 kg e 120kg


- FATOS

- As diferenças principais entre a Luta Livre e a Luta Greco Romana é que na Greco Romana o uso das pernas para apertar, empurrar, pressionar e levantar o oponente é proibida, e nenhum agarrão pode ser executado abaixo da cintura. Na Greco Romana, diferentemente do estilo Livre, é necessário acompanhar o oponente no matê quando ele é derrubado.


- Os irmãos Jabrailov (Elmadi e Tucuman) fizeram um fato curioso nos jogos de Atlanta 1996. Por não quererem representar a Russia, devido a guerra da Chechênia, onde nasceram, Elmadi optou por representar o Cazaquistão e Tucuman passou a representar a Moldávia. Os dois se enfrentaram na segunda rodada do Peso Meio Médio, e Elmadi venceu por 10-8.



Como vai ser em Londres: 

Quando será disputada: 05/8/2012 até 12/8/2012

Local: ExCel London.

Como se qualifica :

Masculino (Livre/Greco Romana) - 19 vagas por categoria assim distribuídas:

Campeonato Mundial de 2011 - 6 vagas
Qualificação Africa/Oceania - 2 vagas
Qualificação PanAmericana - 2 vagas
Qualificação Asiática - 2 vagas
Qualificação Europeia - 2 vagas
1º Pré Olímpico Mundial - 3 vagas
2º Pré Olímpico Mundial - 2 vagas

* três vagas são reservadas para a Grã Bretanha (País sede) e outras três vagas são para convite. Para cada vaga obtida pela Grã Bretanha na qualificação convencional, uma das dessas três vagas irá para convidados.


Feminino (Luta Livre) - 18 vagas por categoria assim distribuídas

Campeonato Mundial de 2011 - 6 vagas
Qualificação Africa/Oceania - 2 vagas
Qualificação PanAmericana - 2 vagas
Qualificação Asiática - 2 vagas
Qualificação Europeia - 2 vagas
1º Pré Olímpico Mundial - 2 vagas
2º Pré Olímpico Mundial - 2 vagas

* três vagas são reservadas para a Grã Bretanha (País sede) e outras três vagas são para convite. Para cada vaga obtida pela Grã Bretanha na qualificação convencional, uma das dessas três vagas irá para convidadas.




Link: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Wrestling_at_the_2012_Summer_Olympics









0 Comentários