Últimas Notícias

A modalidade da vez: Atletismo (Parte VII)

                     Abel Kiruí tentará seu primeiro ouro olímpico em Londres

Provas de Estrada e Eventos Combinados

                      No penúltimo post sobre o atletismo, serão apresentadas a Maratona (a cara da Olimpíada), a Marcha Atlética, o Decatlo e o Heptatlo.

- Maratona 


                      A largada ou a chegada da Maratona podem ser dadas tanto dentro quanto fora do Estádio Olímpico. Estações de água são permitidas durante o trajeto da prova.

- Fato
                     A atual distância da Maratona surgiu nos Jogos de Londres em 1908, quando aumentaram a distância da prova em 350m para a chegada ser justamente em frente ao camarote da Rainha Alexandra, no Estádio Olímpico.

- Favoritos
                M - Abel Kirui (KEN) e Patrick Musyoki (KEN)
                F -   Edna Kiplagat (KEN) e Priscah Jeptoo (KEN)


- Marcha Atlética 20 km 


                      Na marcha, o atleta precisa, pelo menos, manter um dos pés em contato com o chão o tempo todo e também estender totalmente a perna no momento do contato do pé com o chão. Se o atleta for advertido três vezes, ele está automaticamente desclassificado.

- Fato
                       Em Sydney 2000, Jane Saville (AUS) liderava a prova até 150m da chegada quando recebeu a terceira advertência que a desclassificaria e abrindo o caminho para vitória de Wang Liping (CHN).

- Favoritos
                       M - Valery Borchin (RUS), Vladimir Kanaykin (RUS) e Luiz Fernando Lopez (COL).
                       F - Olga Kaniskina (RUS), Liu Hong (CHN) e Elisa Rigaudo (ITA).

- Marcha Atlética 50km 
                   
                        Segue as mesmas regras da Marcha Atlética de 20km.

- Fato
                        Robert Kornzeniowski (POL) é o maior atleta da história da marcha atlética com 4 ouros olímpicos (Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 - 50km e Atenas 2004 - 20km).

- Favoritos
                        Denis Nizhegodorov (RUS) e Sergey Bakulin (RUS).

- Decatlo

                       O Decatlo consiste de 10 provas disputadas em 2 dias. As provas são: 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400m rasos, 110m com barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo e os 1500m. Os pontos são contabilizados de acordo com uma tabela utilizada pela IAAF (a ultima revisão da tabela foi no ano de 1985).

- Fato
                        James Thorpe(USA), descendente de indios, venceu o Decatlo em Estocolmo 1912. Mas em 1913 foi descoberto que, em 1909 e 1910, ele tinha jogado em uma liga menor de beisebol nos EUA, recebendo 25 dólares por semana. Foi considerado profissional pelo COI e consequentemente perdeu a medalha e os recordes conquistados na olimpíada. Apenas em 1982, o COI corrigiu a injustiça e perdoou o atleta, e no ano seguinte, seus filhos receberam a medalha de ouro tirada de seu pai 70 anos antes.

- Favoritos
                       Trey Hardee (USA), Ashton Eaton (USA) e Leonel Suárez (CUB).


- Heptatlo 


                       A versão feminina do Decatlo. Até 1984 era Pentatlo sendo substituído pelo Heptatlo. Consiste em sete provas disputadas em dois dias. As provas são: 100m com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200m rasos, salto em distância, arremesso de dardo e os 800m. Os pontos são contabilizados de acordo com uma tabela utilizada pela IAAF.

- Fato
                      Ghada Shouaa (SYR) ganhou a primeira e única medalha olímpica do esporte sírio, vencendo com folga o Heptatlo em Atlanta 1996.

- Favoritas
                     Tatyana Chernova (RUS), Jessica Ennis (GBR) e Nataliya Dobrinska (UKR).



Fontes: The Complete Book of the Olympics e Wikipedia

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar