Últimas Notícias

Beisebol-5 e wushu são adicionados ao programa dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2022


O Comitê Olímpico Internacional anunciou a inclusão do beisebol-5 e do wushu ao programa dos Jogos Olímpicos da Juventude de Dacar 2022, após reunião do Conselho Executivo da entidade, em Lausanne, na última quarta-feira (08). 

O wushu é o famoso kung fu chinês, que mistura a técnica da luta com a classe da arte corporal. Clique aqui e veja mais sobre a modalidade, que já foi esporte de demonstração em Nanjing-2014. 

O beisebol-5 é uma variação do beisebol tradicional, em que há cinco entradas e o único equipamento necessário para o jogo é uma bola de borracha. Veja mais sobre a modalidade clicando aqui.

Uma das principais razões para o acréscimo dos dois esportes ao programa olímpico é a de que ambos têm atraído milhões de jovens ao redor do mundo, principalmente na África. O wushu, por exemplo, tem 39 federações nacionais registradas só no continente africano.

Beisebol-5 e wushu se juntam a breakdance, caratê, surf, escalada esportiva e skate, que já haviam sido acrescentados ao programa olímpico pelo COI anteriormente. Beach wrestling, canoagem oceânica e remo costeiro, variações dos tradicionais esportes, também farão suas estreias nos Jogos em 2022.

Ao mesmo tempo em que novos esportes foram acrescidos, outros foram retirados, como patinação artística, ginástica acrobática e de trampolim. Futsal, hóquei 5s e basquete 3x3 permaneceram. Ao todo, Dacar-2022 já tem um programa com 35 esportes confirmados, três a mais do que na última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018. 

O equilíbrio de gênero é uma das maiores preocupações do COI para a organização das recentes edições de Jogos Olímpicos. Na capital senegalense, em 2022, serão 115 eventos masculinos e 115 eventos femininos, além de 13 mistos e um aberto (hipismo). O beisebol-5 será realizado com equipes mistas, enquanto o wushu terá quatro disputas, sendo duas masculinas e duas femininas.

Na reunião em que todas as inclusões foram aprovadas, as datas dos Jogos também foram definidas. Anteriormente previstos para acontecerem entre maio e junho de 2022, foram modificados para ocorrerem entre 22 de outubro e 9 de novembro.

Foto: PTI Photo/Shahbaz Khan

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar