Últimas Notícias

Liga Mundial de Surfe, Etapa de Pipeline - Ítalo Ferreira vence etapa e é campeão mundial!


O Brasil tem mais uma campeão mundial de surfe. O potiguar Ítalo Ferreira, de 25 anos, venceu a etapa de Pipeline, no Havaí e se sagrou campeão mundial da temporada 2019 da Liga mundial de surfe. Esse foi o quarto título mundial de um surfista brasileiro nos últimos seis anos - as outras conquistas brasileiras foram de Gabriel Medina (2014 e 2018) e Adriano 'Mineirinho' de Souza (2015). 

E o título demorou para ser concretizado. Foram uma semana de pausa por conta das más condições para a prática do surfe na lendária praia havaiana. Mas nessa quinta (19), penúltimo dia da janela de competição, as condições estavam boas e as eliminatórias puderam ser disputadas.

Logo nas oitavas de final, mais um concorrente ao título saiu da briga. Kolohe Andino (USA) foi eliminado Michel Bourez (FRA) e a disputa pelo título ficou entre os brasileiros Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Ítalo passo por Peterson Crisanto e Medina passou por Caio Ibelli, usando uma manobra polêmica: Gabriel atrapalhou deliberadamente a última tentativa de Caio para que não pudesse ultrapassá-lo, Medina perdeu uma das suas notas, mas ficou na frente de Ibelli mesmo assim.

Nas quartas de final, Ítalo e Medina  passaram por Yago Dora e John John Florence (USA),respectivamente e nas semifinais, Ítalo Ferreira derrotou Kelly Slater (USA) e Gabriel Medina derrotou Griffin Colapinto (USA). Os dosi brasileiros se encontraram na final e o título da temporada ficaria com o vencedor da etapa.

Na final, Ítalo mostrou a que veio e conseguiu logo de cara melhores ondas do que Medina, vencendo o bicampeão mundial por 15.56 por 12.94 e garantindo um inédito título mundial: "É o meu sonho, o sonho de toda a minha vida! Eu dediquei toda a minha vida para chegar neste momento. Meu tio e a minha avó morreram recentemente e eu dedico a eles. Eu não posso acreditar!" Disse Ítalo ainda, nos braços dos fãs que o carregaram na saída do mar.

Também foram definidos os 10 classificados para os Jogos olímpicos de Tóquio. são eles: Ítalo Ferreira e Gabriel Medina (BRA), Kolohe Andino e John John Florence (USA), Owen Wright e Julian Wilson (AUS), Jeremy Flores e Michel Bourez (FRA), Jordy Smith (RSA) e Kanoa Igarashi (JPN).

Kelly Slater (USA) levou um título: o da tríplice coroa havaiana (soma dos resultados das duas últimas etapas do QS - divisão de acesso da WSL -e do Pipe Masters) e anunciou que estará presente na temporada 2020, mesmo sem garantir a vaga olímpica, que era o seu grande sonho. 

foto:WSL/Sloane

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar