ITF decide colocar duelo entre Paquistão e Índia pela Copa Davis em local "neutro"


A Federação Internacional de Tênis (ITF em inglês) confirmou a mudança de local da partida entre Índia x Paquistão, após o empate no Grupo Ásia/Oceania I da Copa Davis. A decisão foi tomada em virtude da tensão entre os dois países, atendendo ao pedido da All India Tennis Association com a aprovação dos especialistas de segurança da ITF.

O Paquistão suspendeu o comércio bilateral com a Índia em agosto e afirmou que expulsaria o embaixador da Índia depois que Nova Délhi, capital indiana, revogou o status de autonomia especial da Caxemira, a região disputada pelos países pela qual travaram duas guerras. "A primeira prioridade do ITF e do Comitê Davis Cup sempre foi a segurança de atletas, oficiais e espectadores e a decisão foi tomada com base nisso", acrescentou a organização.
Um ataque suicida na Caxemira em fevereiro piorou ainda mais as relações entre as duas nações que 40 membros da força policial indiana foram mortos no atentado, pelo qual militantes paquistaneses assumiram a responsabilidade. O Paquistão afirmou ter abatido dois jatos militares indianos e capturado um piloto em resposta. Desde então os tensões não diminuíram.

A partida seria disputada inicialmente em Islamabad (capital do Paquistão). Agora a Federação de Tênis do Paquistão (PTF) tem cinco dias para propor um local neutro para o desempate. A data do confronto não foi alterada e continua marcada para os dias 29 e 30 de novembro. Essa é a primeira visita da Índia ao Paquistão na competição desde 1964.

Foto Kazuhiro NOGI / AFP

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes