Marcus D’Almeida quebra o recorde brasileiro de tiro com arco pela terceira vez em 2019


Um recorde brasileiro adulto, outro juvenil e a definição dos arqueiros que vão representar a seleção brasileira no Sul-americano deste ano e na temporada 2020. Este foi o resumo da seletiva de tiro com arco realizada no último final de semana, em Maricá (RJ).

O principal destaque da competição foi Marcus D’Almeida, campeão no recurvo masculino, com direito a recorde brasileiro: 693 pontos, superando por apenas um a marca obtida nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, quando conquistou a medalha de prata.

“Tive um primeiro dia de seletiva não tão bom, voltei para casa refletindo sobre algumas coisas. Usei o sábado para descansar, porque estava vindo de uma série de força, sentia o corpo bem cansado. Então, acho que esse recorde veio totalmente do meu mental. Foi muito bom ver esse lado mental forte”, declarou o atleta de 21 anos, campeão entre os homens.

Esta é a terceira vez em 80 dias que Marcus melhora sua marca pessoal. No último mês de junho, no Mundial da Holanda, o arqueiro fez 689 pontos. Já em agosto, nos Jogos Pan-americanos de Lima, quando conquistou a medalha de prata, o brasileiro registrou 692.

“Esse recorde veio por um pontinho. Fiquei muito feliz com o resultado. Sinto que estou no caminho certo, trabalhando bem e com muita calma”, complementou Marcus.

Seletiva feminina
Entre as mulheres, a campeã foi outra jovem atleta de Maricá: Ana Luiza Caetano, 16 anos, fez 646 pontos na classificatória, superou o recorde juvenil que pertencia há cinco anos a Ane Marcelle (645) e ainda venceu seus combates nos dois dias de competição.

Há duas semanas, Ana Luiza esteve em Madri (Espanha) disputando o Mundial da Juventude e terminou em nono lugar entre os cadetes. Apesar da pouca idade, a adolescente defende a seleção brasileira adulta desde o ano passado. Em 2019, integrou a equipe nacional no Mundial adulto e no Pan de Lima. 

Doze atletas na seleção brasileira em 2020
A seletiva definiu os seis atletas que vão representar o país no Sul-americano, entre 1° e 6 de outubro, em Maricá, e os doze que vão integrar a seleção brasileira de tiro com arco em 2020. São eles:

Masculino
Marcus D’Almeida – classificado para o Sul-americano
Bernardo Oliveira – classificado para o Sul-americano
Marcelo Costa – classificado para o Sul-americano
Gustavo Paulino
Edson Kim
Marcus Vinicius Porto (Cafu) 

Feminino
Ana Luiza Caetano – classificada para o Sul-americano
Ane Marcelle – classificada para o Sul-americano
Marina Canetta – classificada para o Sul-americano
Ana Clara Machado
Sarah Nikitin
Julia Bellini

Foto: Jonne Roriz/COB

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes