Em alta, Ginástica Rítmica do Brasil estreia na etapa de Portimão da Copa do Mundo


Animadas após a ótima participação da equipe do Conjunto na etapa de Kazan (RUS) realizada semana passada, a Ginástica Rítmica do Brasil estreia nesta sexta-feira (6) na Copa do Mundo de Portimão, em Portugal. Este será o último torneio preparatório antes da disputa do Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão, que começará no próximo dia 16.


Destacada em reportagem no site da FIG (Federação Internacional de Ginástica), a equipe de conjunto do Brasil teve um ótimo desempenho em Kazan. Na prova das bolas, alcançou a maior nota de um time brasileiro na história da modalidade, 25,950. Ao final da prova mista (três arcos e dois pares de maças), as brasileiras finalizaram a competição em 9º lugar, terminando à frente dos rivais continentais (Estados Unidos e México).

O desempenho na Rússia mostrou que o time brasileiro chegará ao Mundial em condições de brigar por uma das nove vagas para a Olimpíada de Tóquio-2020, que serão distribuídas na competição.

Para Camila Ferezin, técnica do conjunto e coordenadora de Seleções da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), a importância da participação na etapa de Kazan foi mostrar a evolução da equipe. “As meninas estão crescendo e sentindo mais seguras a cada competição. Ficar à vontade em quadra é fundamental para um bom desempenho. Nesse sentido, estamos trabalhando muito para elas se sentirem mais seguras e acertar a série e consequentemente aumentarmos nossa nota em Portimão”, disse Camila, que traçou como meta nesta etapa buscar um lugar na final.

“Nossa expectativa é conseguirmos acertar as duas séries, aumentarmos nossas notas e assim entrar na final. Queremos chegar no ápice da performance no Mundial e para isso estamos dando o nosso melhor nestas etapas de Copa do Mundo”, completou.

Também participarão da etapa de Portimão, nas disputas do Individual, Natalia Gáudio e Barbara Domingos. Para Monika Queiroz, treinadora de Natalia, o objetivo na etapa portuguesa é realizar uma participação com menos erros do que em Kazan. “Lá estreamos uma nova série na fita e tivemos uma boa apresentação, assim como no arco. Para Portimão, esperamos subir na classificação e competir com um mínimo de faltas”, afirmou.

Marcia Naves, treinadora de Barbara Domingos, ficou satisfeita com a performance de sua atleta na etapa de Kazan e espera uma evolução em Portugal. “Foi a primeira vez que ela obteve nota acima de 18 em uma Copa do Mundo, na bola (18,450) e maças (18,550). Isso foi muito positivo, mas não teve uma boa performance no arco, quando cometeu dois erros graves. Vamos tentar diminuir estes erros, aumentar as notas e subir na classificação final”, explicou.

A participação brasileira na Copa do Mundo de Portimão começará a partir das 11h15 (horário de Brasília), com Natalia Gáudio participando da qualificação do arco e da bola, enquanto Barbara Domingos entrará no tapete nos mesmos aparelhos, a partir das 13h45. No Conjunto, o Brasil será a última equipe a se apresentar na prova das cinco bolas, que começará às 17h30.

Foto: Maria Delgado/Surto olímpico

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes