Últimas Notícias

Campeonato Europeu de Patinação Artística 2019 - Dia 2

Momentos históricos, algumas polêmicas e surpresas no segundo dia do Campeonato Europeu de Patinação Artística, que acontece em Minsk, Belarus e é a primeira grande prova internacional do ano de 2019. No masculino, Javier Fernández, fazendo sua despedida das competições ficou apenas na terceira posição, com um salto que segundo muitos observadores teria sido mal-avaliado pelos juízes. Nos Pares, Vanessa James e Morgan Ciprés ganharam a medalha de ouro para a França, um resultado que o país não tinha desde 1932.


Masculino:

Algumas surpresas marcaram o programa curto masculino: os russos Mikhail Kolyada e Alexander Samarin ficaram nas duas primeiras posições, com o medalhista de bronze olímpico e hexacampeão europeu Javier Fernández, da Espanha ficando apenas na terceira posição.

Kolyada, único a superar os 100 pontos, fez uma performance limpa e fluida com uma combinação de saltos quad toe-triplo toe logo no início, mais um triplo axel bonificado na segunda metade do programa e com as melhores avaliações de piruetas do dia. O russo—que enfrentou problemas de saúde ao longo do ano e quase ficou fora do Campeonato Nacional de seu país devido a uma polinose que causou uma infecção severa—disse querer manter a concentração para o programa longo, mas reconheceu que suas condições desta vez ajudaram: "É importante não perder o controle das emoções, vou guardar elas para o programa livre. E é definitivamente mais fácil patinar quando você está saudável".

O resultado de Javier Fernández, que faz neste Campeonato Europeu sua despedida das competições de Patinação Artística acabou gerando polêmica. O espanhol fez uma apresentação elegante e bastante intensa de "Malagueña", teve uma única saída com falha de um salto triplo axel mas acabou penalizado por sub-rotação no seu terceiro salto, um quádruplo salchow que segundo muitos observadores foi executado corretamente. A nota artística de Fernández—a mais alta do dia, mas ainda muito próxima a dos russos, que apresentaram programas mais convencionais—também gerou questionamentos. O espanhol comentou com ironia a situação: "Acho que o programa foi bom, os saltos foram bons mesmo que os juízes não tenham concordado". E completou, sobre expectativas para o programa livre: "Sou bem conhecido por dar a volta por cima, então se me deixarem fazer isso vou fazer".


Pares:

Vanessa James e Morgan Ciprés conquistaram para a França o a primeira medalha de ouro em 87 anos no Campeonato Europeu. Com uma performance bastante intensa, a dupla investiu pesado em um de suas maiores forças: levantamentos extremamente complexos, realizados com extrema precisão. James e Ciprés marcaram 149.11 pontos no programa livre e 225.66 na somatória final. Vanessa James comemorou o feito como a realização de um sonho, e Morgan Ciprés destacou os esforços de uma vida inteira para conseguir esse resultado: "Sacrificamos tanto e fizemos tantos esforços. Sonhamos quando éramos crianças em um dia estar aqui. Finalmente fizemos história."

O segundo lugar ficou com a dupla Evgenia Tarasova e Vladimir Morozov, da Rússia, que no programa livre cometeu o mesmo erro de aterrissagem adiantada do programa curto: "Como ontem a performance foi boa, exceto um salto", lamentou Morozov, que ressaltou "Estamos obviamente desapontados. Nós demos tudo de nós".

O terceiro lugar ficou com outra dupla russa, os estreantes Aleksandra Boikova e Dmitri Kozlovskii, com os italianos Nicole Della Monica e Matteo Guarise no quarto lugar, apenas 0.15 ponto atrás. Um destaque do dia foi a ausência dos sétimos colocados do programa curto, Miriam Ziegler e Severin Kiefer por problemas emocionais: a dupla ainda está de luto pela morte de seu técnico, Jean-François Ballester e concluiu o programa curto bastante abalada. Ziegler e Kiefer são os principais representantes da Áustria no circuito internacional de Patinação Artística e seu trabalho se encontra desde a morte de Ballester em profunda reestruturação.

O programa livre masculino, que define os vencedores do Campeonato Europeu acontece neste sábado. Todas as tabelas com resultados, agenda de apresentações em horário local e súmulas detalhadas de julgamentos do Campeonato Europeu de 2019 estão disponíveis aqui, no site oficial de resultados do evento.

Foto: ISU

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar