Últimas Notícias

COI assume papel de liderança junto à ONU na Conferência sobre Mudanças Climáticas

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (UNFCCC), promovida em Katowice, na Polônia, o Comitê Olímpico Internacional (COI) assumiu um papel de liderança na nova iniciativa de ação do esporte, que visa impulsionar ações de colaboração e cuidado para com o clima. 

O objetivo é definir o curso para o mundo dos esportes de modo a abordar a mudança climática através de compromissos e parcerias concretas, aplicando padrões para medir, reduzir e relatar as emissões de gases de efeito estufa - em consonância com o Acordo de Paris.

“Enfrentar a mudança climática é responsabilidade de todos e o COI trata isso com muita seriedade - como organização, como proprietário dos Jogos Olímpicos e como líder do Movimento Olímpico”, disse o presidente do COI, Thomas Bach. “O esporte é sobre ação, e hoje o mundo precisa de ação urgente para limitar o aumento das temperaturas globais. O Movimento Olímpico e a comunidade esportiva em geral estão comprometidos em contribuir no combate ao efeito estufa”.

“O COI está orgulhoso por ter assumido um papel de liderança na Iniciativa de Ação pelo Esporte para o Clima”, disse HSH Prince Albert II, Presidente da Comissão de Sustentabilidade e Legado do COI, falando no evento. “Com seu alcance global, apelo universal e poder de inspirar e influenciar milhões de pessoas em todo o mundo, o esporte está em posição privilegiada para impulsionar a ação climática global e encorajar a participação de multidões", concluiu. 

O esporte já está sendo fortemente afetado pelas mudanças climáticas, principalmente as modalidades de inverno. Por outro lado, o aumento das temperaturas no verão e os padrões climáticos imprevisíveis são cada vez mais desafiadores para atletas de esportes de "verão" e pelos próprios expectadores.

A iniciativa de Ação do Esporte pelo Clima convida o mundo esportivo - incluindo federações esportivas, ligas e clubes - a desenvolver conjuntamente uma agenda de ação climática para o esporte, aderindo a cinco princípios: promover maior responsabilidade ambiental, reduzir o impacto climático geral, educar para a ação climática, promover o consumo sustentável e responsável e defender a ação climática através da comunicação. A Iniciativa também pretende usar o esporte para impulsionar a conscientização e a ação do clima global.

O COI, os Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e Paris 2024, e organizações esportivas como a World Sailing, a World Surf League, Roland Garros e Forest Green Rovers - um clube de futebol profissional sediado no Reino Unido assinaram o compromisso. 

Como parte de seu papel de liderança, o COI apoiará os signatários na compreensão e implementação dos princípios orientadores da Iniciativa. 

Aproveitando o evento, o COI lançou dois guias práticos: “Metodologia de Medição de Carbono para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, que fornece orientação detalhada aos Comitês Organizadores sobre como medir a emissão de carbono dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos; e “Ação do Esporta para o Clima”, publicado em colaboração com a UNFCCC, que pretende fornecer ao Movimento Olímpico em geral uma compreensão das questões relacionadas às mudanças climáticas e ao gerenciamento das emissões de carbono.

A intenção estratégica de longo prazo do COI para 2030 é implementar estratégias efetivas de redução de carbono para seus eventos, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris. 

Como proprietário dos Jogos Olímpicos, o COI agora solicita que os Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos desenvolvam planos de gerenciamento de carbono, incluindo ações para promover soluções de baixo carbono e compensar as emissões de gases do efeito estufa. 

A Cúpula sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP24) acontece de 2 a 14 de dezembro em Katowice, Polônia. Durante a Cúpula, espera-se que os países finalizem o Programa de Trabalho do Acordo de Paris, que é necessário para implementar o Acordo de Paris e limitar o aumento das temperaturas globais a 1,5 ° C.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar