Últimas Notícias

Bicampeão europeu de basquete 3x3, treinador esloveno capacita brasileiros em estágio internacional da ABT

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou na última semana, de 05 a 11 de novembro, no Marina Barra Clube, no Rio de Janeiro, um estágio internacional de basquete 3x3, como parte do Curso de Esporte de Alto Rendimento da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). 

O treinador esloveno Matic Vidic, de 38 anos, campeão europeu em 2018 e 2016, além de vice em 2017, e que recentemente conquistou o bronze com a seleção de seu país nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, foi o convidado para ministrar a clínica para os 19 treinadores alunos do curso organizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB.

Com uma longa história no esporte e sendo um dos principais profissionais certificados pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) para disseminar o basquete 3x3 pelo mundo, Vidic destacou que nunca viu uma iniciativa como essa. “Me sinto muito honrado e feliz em estar participando da Academia Brasileira de Treinadores, uma clínica inédita no mundo para o basquete 3x3. Acredito que conseguimos cobrir tudo que é importante para os estudantes”, considera Vidic. “Estou realmente surpreso com os treinadores brasileiros. Eles são muito participativos, provocativos, vão por um caminho muito positivo diante das lições na classe, dão ideias. Então, só posso esperar o melhor para a modalidade daqui para frente”, completou o esloveno.

Uma das alunas-treinadoras é Alessandra Santos de Oliveira, campeã mundial em 1993, prata nos Jogos Olímpicos Atlanta 96 e bronze em Sydney 2000. A pivô que foi companheira de Hortência, Paula, Janeth e companhia, destacou que o aperfeiçoamento é fundamental para quem quer ter uma carreira de sucesso fora das quadras.

“É muito importante o nível de estudo e a troca de informações entre os treinadores que estão aqui. Não é porque fui uma jogadora de sucesso que vou ser uma boa treinadora. É preciso estudar. Por isso, quando soube do curso promovido pelo IOB, logo me inscrevi. Estou terminando a faculdade de Educação Física também”, explicou Alessandra. “O conhecimento que o Vidic está passando para nós é muito importante porque, com iniciativas inteligentes, conseguem trabalhar muito bem a promoção do esporte. Queremos massificar o basquete 3x3 para crianças e adolescentes para podermos disputar de igual para a igual com as potências do esporte”, completou a medalhista olímpica.

As atividades foram realizadas em período integral, divididas entre teóricas e práticas. Durante cinco dias, os alunos tiveram a oportunidade de obter suporte para o aperfeiçoamento de suas competências, com foco na sistematização do treinamento e na técnica esportiva.

A quarta turma da ABT reúne 90 treinadores de basquete 3x3, levantamento de pesos e vôlei de praia e tem como foco a Identificação, Promoção e Desenvolvimento de Talentos no Esporte. As aulas começaram em março de 2018 e tem formatura prevista para dezembro de 2018. 

Foto: COB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar