Norte-coreanos da canoagem querem voltar a competir ao lado dos sul-coreanos

Atletas norte-coreanos da canoagem que competiram com os sul-coreanos na canoagem nos Jogos Asiáticos de 2018, disseram que estão prontos para voltar a competir com os atletas da Coreia do Sul no futuro.

Os canoístas da Coréia do Sul e do Norte combinaram uma medalha de ouro histórica ao vencerem a corrida de barcos de dragões de 500 metros no Jakabaring Rowing & Canoeing Regatta Course em Palembang, na Indonésia, a cidade anfitriã dos Jogos Asiáticos com Jacarta.

Esta foi a primeira medalha de ouro ganha por uma equipe coreana unificada em um evento multi-esportivo internacional.

A corrida de barco de dragões não está incluída nos Jogos Olímpicos mas quando perguntados se voltariam a competir com os sul-coreanos.

"Estamos sempre prontos", disse o norte-coreano Ho Su-jong em coletiva de imprensa.

A piloto norte-coreano Ri Hyang agradeceu a Hyun Jae-chan, da Coréia do Sul, por ensiná-la a guiar o barco. Foi relatado que a maioria dos atletas norte-coreanos da equipe unificada não estava familiarizada com corridas de barcos-dragão.

"Eu nunca tinha visto um barco de dragão antes", disse Ri. "Quando visitamos o Sul (para treinar), eu realmente não sabia o que dizer. Hyun realmente me ensinou com sinceridade."

Para Myong-suk, que serviu como baterista, disse estar orgulhosa da conquista da equipe.

"Mostramos o poder e a coragem do povo coreano para o mundo", disse ela. "Embora não tivéssemos tempo suficiente, estávamos todos unidos e conseguimos uma grande coisa depois de 20 dias".

Foto:Yonhap

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes