Últimas Notícias

Guia PyeongChang 2018 - Hóquei no Gelo

O Hóquei no Gelo é disputado entre duas equipes de seis jogadores em uma pista de gelo de 60x30m. Calçando patins e usando tacos (sticks), o objetivo é colocar o disco, chamado de puck, na baliza do adversário. O hóquei no gelo é um dos jogos mais rápidos do mundo - tanto pelo movimento constante e rápido dos jogadores quanto pelas tacadas disparadas pelos jogadores, que podem alcançar uma velocidade de mais de 160 quilômetros por hora.

O jogo consiste em 3 tempos de 20 minutos, separados por dois intervalos de 20 minutos. Persistindo um empate, é disputada uma prorrogação disputada no sistema de 'morte súbita', quem marcar primeiro vence a partida. Persistindo o empate, são disputados os shootouts, onde o jogador parte do meio da quadra para tentar marcar o gol no goleiro. O vencedor no tempo normal ganha 3 pontos; O vencedor na prorrogação ganha 2 pontos e o perdedor ganha 1 ponto.  As substituições são feitas naturalmente, sem a necessidade da autorização do árbitro para para que elas aconteçam.

Esta será a primeira olimpíada de inverno sem a participação dos jogadores da NHL em 20 anos,já que os mesmos não serão liberados pela liga, que não chegou a um acordo com a IIHF. Essa ausência deve embaralhar as forças na competição e evitar um possível tricampeonato olímpico dos Canadenses no masculino.

Masculino

Data: 14 a 25/02
Sede: Centros de Hóquei de Gangneung e Kwandong
Competidores: 300 atletas em 12 equipes
Favoritos ao ouro:   Atletas Olímpicos da Rússia |   Suécia |   Canadá
Candidatos a medalha:   Finlândia |  Estados Unidos |  República Tcheca

Como será em PyeongChang: No masculino, 12 seleções são divididas em 3 grupos de 4, e se enfrentam entre si. As quatro equipes melhores colocadas se classificam automaticamente para as quartas de final, e as seleções restantes disputam as oitavas de final para enfrentarem as quatro melhores seleções classificadas. As quatro seleções vencedoras das quartas disputam as semi-finais e as duas vencedoras das semi disputam a grande final.

Canadá terá dificuldades para conquistar tri olímpico foto: Getty Images
Grupo A - Canadá, República Tcheca, Suíça e Coreia do Sul
Grupo B - Atletas Olímpicos da Rússia, Estados Unidos, Eslováquia e Eslovênia
Grupo C - Suécia, Finlândia, Noruega e Alemanha

Sem jogadores da NHL, a seleção Canadense perde muito do seu favoritismo, mas mesmo com jogadores universitários, europeus e os da AHL (liga de desenvolvimento da NHL), os canadenses podem aprontar, já que eles tem uma geração muito boa de jogadores. Mas o grande favoritismo fica com as seleções europeias, como Suécia e os Atletas Olímpicos da Rússia, que tem bons valores jogando nas ligas europeias e deverão fazer a grande final. Finlândia e República Tcheca brigarão por medalhas, assim como os Estados Unidos, que está na mesma situação dos canadenses, mas sem tantos jogadores jovens badalados, deverá ficar longe da disputa da medalha, na teoria, mas depois do milagre no gelo de 1980, nunca se sabe...

Feminino

Data: 10 a 22/02
Sede: Centros de Hóquei de Gangneung e Kwandong
Competidores: 184 atletas em 8 equipes
Favoritas ao ouro:    Canadá |  Estados Unidos
Candidatas a medalha:   Atletas olímpicos da Rússia |  Finlândia |  Suécia |  Suíça

Como será em PyeongChang: No feminino, as 8 equipes são divididas em 2 grupos de 4, as quatro melhores do ranking ficando no grupo A e as quatro equipes restantes no grupo B. As duas primeiras do grupo A se garantem nas semifinais, enquanto as duas últimas do grupo A enfrentam as duas primeiras do grupo B nas quartas de final. As vencedoras das quartas de final enfrentam as classificadas de forma direta para a semi. As duas vencedoras das semifinais fazem a grande final e as perdedoras disputam o bronze.

Grupo A - Canadá, Estados Unidos, Atletas Olímpicos da Rússia e Finlândia
Grupo B - Suécia, Suíça, Japão e Coreia do Sul

Americanas podem desbancar poderio canadense no feminino foto: Getty Images

No feminino, a disputa permanece polarizada entre Canadá e Estados Unidos. Mas as americanas, freguesas nas últimas olimpíadas, finalmente tem um bom time para desbancar as canadenses, o que já fizeram nos últimos mundiais e tem certa vantagem para o ouro em PyeongChang. Mordidas com as derrotas recentes, as canadenses buscam se reerguer. Na disputa do bronze, Atletas Olímpicos da Rússia e Finlândia deverão disputar essa medalha, mas não podemos descartar alguma zebra, como aconteceu em 2014 com a Suíça ficando em terceiro.

Curiosidades:

- O Hóquei no Gelo foi disputado nas olimpíadas de Verão em Antuérpia, 1920. 
- Os canadenses são os maiores medalhistas no hóquei no gelo, com 20 medalhas, sendo 13 de ouro
- Ele também é um dos esportes que estiveram em todas as edições dos jogos de inverno, desde Chamonix 1924; Já o Hóquei no Gelo feminino só fez parte dos jogos em Nagano, 1998
- Em Nagano 1998 foi a primeira vez que os jogadores da NHL disputaram os jogos de inverno. A última participação dos jogadores da NHL foi em Sochi 2014.
- Com 37 pontos, o finlandês Teemu Selanne é o maior artilheiro de todos os tempos no Hóquei no gelo olímpico;

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar