Guia PyeongChang 2018 - Bobsled

O bobsled (ou bobsleigh) é um esporte em que equipes de dois ou quatro atletas descem uma pista de gelo dentro de um trenó. Depois de um empurrão inicial de toda a equipe, o piloto deve escolher o melhor traçado para completar a prova em menor tempo possível. As curvas em alta velocidade garantem a emoção e adrenalina do esporte.


Como será em PyeongChang.... A disputa em cada categoria no bobsled é igual para todas. Será realizada em quatro descidas por cada equipe, divididas em dois dias de competição. A equipe que obtiver a soma do menor tempo ao final das quatro descidas é a campeã. A ordem de largada na primeira descida é pré-estabelecida de acordo com o retrospecto geral de cada equipe, e a partir da segunda descida, quem possuir o melhor tempo larga por último na seguinte e assim por diante, buscando dar emoção até o final das disputas.

Brasil    O Brasil terá dois trenós em PyeongChang: No Quatro com e no Dois com, ambos pilotados por Edson Bindilatti. A expectativa é de pelo menos conseguir chegar entre os 20 primeiros nas duas primeiras descidas para passar para as duas descidas finais.

Dois com Masculino
Data: 18 e 19/02
Sede: Alpensia Sliding Centre
Competidores:  60 atletas de 18 países
Candidatos a medalha:   Canadá |  Alemanha |  Letônia

Quatro com Masculino
Data: 24 e 25/02
Sede: Alpensia Sliding Centre
Competidores:  60 atletas de 18 países
Candidatos a medalha:  Alemanha |  Canadá

Dois com Feminino
Data: 20 e 21/02
Sede: Alpensia Sliding Centre
Competidores:  40 atletas de 12 países
Candidatos a medalha:   Canadá |  Estados Unidos |  Alemanha

O Canadá deve dominar o Dois com masculino e o Dois com feminino, com os trenós comandados por Justin Kripps (CAN) e Kaillie Humpries (CAN) respectivamente. Entretanto, eles devem ficar de olho em Francesco Friedrich (GER) e Elana Meyers Taylor (USA), que podem ameaçar o título de ambos. Já o Quatro Com tem tudo para ser um passeio alemão, com os trenós de Johannes Lochner (GER), Friedrich e Nico Walther (GER) lutando pelo ouro.

Johannes Lochner comanda um dos trenós alemães favoritos para Pyeongchang


Curiosidades:
- Os primeiros participantes sacudiam (bob) a cabeça tentando tornar o trenó (sled) mais veloz. Daí o nome “bobsled”.
- Um bobsled de qualidade olímpica para quatro homens custa no mínimo 30 mil dólares.
- O filme “Jamaica abaixo de zero” tornou o esporte ainda mais conhecido e famoso no mundo todo.
- A Suíça é o país que mais conquistou medalhas na história do esporte (30). No entanto, é a Alemanha que possui o maior número de ouros (10).
- Pela primeira vez, a Nigéria vai enviar uma equipe para disputar a modalidade. O país terá um trenó na disputa feminina. Apesar de ter competido no masculino, a Jamaica terá desta vez uma equipe feminina.

fotos: Getty Images e Charlie Booker

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes