Últimas Notícias

Era uma vez....Os Jogos da XXVII Olimpíada

Sydney 2000

Período - 13/09 a 01/10/2000
Nações - 200
Atletas - 10.649
Esportes - 28
Eventos - 300








As Olimpíadas de Sydney foram as maiores até então, com 10.649 atletas participando em 300 eventos. Triatlo, Taekwondo e o Salto Ornamental Sincronizado fizeram sua estreia em Olimpíadas. Mulheres participaram pela primeira vez no Levantamento de Peso, Pólo Aquático e Pentatlo Moderno e 80 nações ganharam medalhas nos Jogos.

Na Cerimônia de Abertura, a pira olímpica é acesa pela descendente de aborígenes Cathy Freeman, num simbólico gesto de desculpas dos australianos pela dominação e quase extinção dos aborígenes, que habitavam a Austrália antes da chegada dos brancos. Dias depois, Freeman ganharia a medalha de ouro nos 400 metros rasos

Em Sydney, finalmente, o COI apertou o cerco contra o doping. A ginasta Andreea Raducan (ROM) perdeu a sua medalha de ouro no individual geral, por causa de pilulas que o médico da equipe deu para ela, que continham uma substância ilegal.


O Brasil nos Jogos Olímpicos 

O Brasil participou com 198 atletas, em 24 esportes: Atletismo, Basquete, Boxe, Canoagem, Ciclismo,  Esgrima, Futebol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica Desportiva, Handebol, Hipismo, Iatismo, Judô, Levantamento de Peso, Nado Sincronizado, Natação, Remo, Saltos Ornamentais, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Triatlo,  Vôlei e Vôlei de Praia.

Em Sydney, o Brasil ganhou doze medalhas, mas nenhuma de ouro, o que não acontecia desde Montreal 1976: Prata com Zé Marco/Ricardo (Vôlei de Praia M), Adriana Behar/Shelda (Vôlei de Praia F), Tiago Camilo (Judô - 73kg),  Carlos Honorato (Judô - 90kg), Robert Scheidt (Iatismo - Classe Laser) e Atletismo 4x100m M e Bronze com Vôlei Feminino, Adriana Samuel/Sandra Pires (Vôlei de Praia F), Basquete Feminino, Torben Grael/Marcelo Ferreira (Iatismo - Classe Tornado), Natação 4x100m livres M e a Equipe de Hipismo - Saltos. O país ficou em 52º lugar no quadro de medalhas.


FATOS

- A equipe de Softbol dos EUA foi campeã Olímpica, vencendo os três últimos jogos justamente contra as mesmas seleções que as tinham derrotado na fase preliminar (JPN, AUS e CHN).

- Ian Thorpe, australiano de 17 anos, torna-se o maior nome da natação dos Jogos, ao ganhar três medalhas de ouro, quebrando seu próprio recorde mundial nos 400 metros livres. Entre as mulheres, a holandesa Inge de Bruijn é o destaque, com três ouros e um recorde mundial.

- Marion Jones, dos Estados Unidos, se torna a rainha do estádio olímpico ao conquistar três medalhas de ouro e duas de bronze e se tornar a primeira mulher a ganhar cinco medalhas no atletismo na mesma Olimpíada. Em 2007, entretanto, confessaria ter recorrido ao doping e devolveria todas as medalhas conquistadas em Sydney.

- Steve Redgrave, da Grã-Bretanha, conquista sua quinta medalha de ouro consecutiva em Jogos Olímpicos no remo

- A alemã Birgit Fischer  foi a primeira mulher na história Olímpica a ganhar medalhas com 20 anos de diferença. Ela havia ganho a primeira medalha nos Jogos de Moscou, em 1980.

- As Bahamas se tornaram o menor país do mundo a se tornar campeão Olímpico, com o ouro conquistado no 4x100m feminino.


QUADRO DE MEDALHAS
               
OURO  PRATA  BRONZE
USA 38 24 33
RUS 32 28 29
CHN 28 16 14
AUS 16 25 17
GER 13 17 26
FRA 13 14 11
ITA 13 8 13
HOL 12 9 4
CUB 11 11 7
GBR 11 10 7
BRA 0 6 6






0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar