Últimas Notícias

Era Uma Vez...Os Jogos da XX Olimpíada.

Munique 1972 

Período - 26/08 a 10/09/1972
Nações - 121
Atletas - 7173
Esportes - 23
Eventos - 195






Os Jogos de Munique marcariam o início do gigantismo em Jogos Olímpicos. Eles foram os maiores até então, marcando recordes em todos os âmbitos, com 195 eventos e 7173 atletas de 121 nações. A Olimpíada de 1972 também deveria estar lá para celebrar a paz, pelo menos foi isso que aconteceu nos primeiros dez dias, até o fatídico Massacre de Munique.

Até o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, o alemão Willi Daume, pediu o cancelamento definitivo do evento, mas o COI decidiu continuar a Olimpíada. Em homenagem aos mortos, foi realizada uma cerimônia no estádio de Munique. A competição prosseguiu, mas, naturalmente, todos os outros detalhes dos Jogos de Munique perderam em importância por causa das mortes.

O Brasil nos Jogos Olímpicos 

O Brasil participou com 81 atletas em 13 esportes: Atletismo, Basquete, Boxe, Ciclismo, Futebol, Hipismo, Iatismo, Judô, Levantamento de Peso, Natação, Remo, Tiro Esportivo e Vôlei. Em Munique o Brasil conquistou duas medalhas de bronze. Uma com Chiaki Ishii, no Judô, outra com Nelson Prudêncio, no Salto Triplo. O país ficou em 41º lugar no quadro de medalhas.

FATOS

- Os Jogos de 1972 tiveram pela primeira vez um mascote, o cachorrinho Dashchund Waldi.

- A amazona alemã-ocidental Liselott Linsenhoff, competindo no adestramento, tornou-se a primeira mulher a conquistar a medalha de ouro individual do hipismo.

- O Tiro com Arco (após 52 anos) e o Handebol (após 36 anos) retornaram ao programa Olímpico.

- A Alemanha Oriental ganhou todas as medalhas de ouro da Canoagem Slalom (estreante em Olimpíadas) após reconstruir em seu país uma réplica exata do percurso a ser utilizado na Olimpíada.

- Lasse Viren (FIN) levou uma queda durante os 10.000m, levantou-se, e além de vencer a prova, ainda bateu o recorde mundial da prova.

- Os velocistas norte-americanos Rey Robinson e Eddie Hart, francos favoritos na prova dos 100m rasos ganharam facilmente suas primeiras baterias eliminatórias, mas dormiram demais e perderam a hora da semifinal. Eliminados, tiveram que assistir pela TV da vila a vitória do soviético Valery Borzov, que também ganhou a prova dos 200m.

- Foi a primeira vez que os Jogos Olímpicos foram transmitidos ao vivo para o Brasil.


QUADRO DE MEDALHAS

OURO  PRATA BRONZE
URS 50 27 22
USA 33 31 30
GDR 20 23 23
FRG 13 11 16
JPN 13 8 8
AUS 8 7 2
POL 7 5 9
HUN 6 13 16
BUL 6 10 5
ITA 5 3 10
BRA 0 0 2

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar