Últimas Notícias

Era Uma Vez... Os Jogos da XV Olimpíada

Helsinque 1952 

Período - 19/07 a 03/08/1952
Nações - 69
Atletas - 4879
Esportes - 17
Eventos - 149






Os Jogos de Helsinque começaram dramaticamente quando Paavo Nurmi (FIN), então com 55 anos, entrou no estádio Olímpico carregando a tocha e a entregando para Hannes Kolehmainen, com 62 anos na época,  que acendeu a Pira Olímpica. Os atletas de 69 países se juntaram no campo do estádio na tentativa de ver essas duas lendas Olímpicas. 

Pareceu apropriado que os mais importantes fatos dos Jogos de Helsinque fossem de outro corredor de provas de longa distância, Emil Zatopek (CZE). Ele havia vencido os 10.000m e 5.000m nos Jogos de Londres 1948, e em 1952, venceu os 10.000m, quatro dias depois venceu os 5.000 e no mesmo dia dessa vitória, sua esposa, Dana Zatopkova (CZE) venceu o arremesso de dardo. A vitória na maratona três dias depois o tornou um mito, pois até hoje ninguém repetiu o seu feito.

Os Jogos de Helsinque foram tão bem organizados e os fãs tão entusiasmados, que alguns observadores sugeriram que as Olimpíadas fossem sempre organizadas na Escandinávia.

O Brasil nos Jogos Olímpicos 
O Brasil participou com 97 atletas em 14 esportes: Atletismo, Boxe, Saltos Ornamentais, Hipismo, Esgrima, Futebol, Pentatlo Moderno, Remo, Iatismo, Tiro Esportivo, Natação, Polo Aquático e Levantamento de Peso. Nessa Olimpíada o país voltou a ganhar uma medalha de ouro, depois de 32 anos, e também viu o surgimento da primeira lenda Olímpica: Adhemar Ferreira da Silva. O filho de um ferroviário com uma empregada doméstica saltou 16,22, quebrando o próprio recorde mundial no Salto Triplo. O Brasil ganhou ainda duas outras medalhas, ambas de bronze: José Telles da Conceição (Salto em Altura) e Tetsuo Okamoto (1.500m livres da natação). O Brasil ficou em 24º no quadro de medalhas.

FATOS

- A União Soviética participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. Entretanto, seus atletas ficaram em alojamentos separados por medo de confusões devido a Guerra Fria.

- A Equipe soviética feminina de Ginástica encantou o mundo e conquistou a medalha de ouro. Foi o primeira de oito Olimpíadas com a as ginastas soviéticas no topo na competição por equipe.

- Lars Hall (SWE), um carpinteiro, se tornou o primeiro não militar a vencer o Pentatlo Moderno.

- Uma das primeiras mulheres a competir contra homens foi Lis Hartle (DEN), no Adestramento do Hipismo. Mesmo estando paralisada do joelho para baixo devido a Pólio, ela ganhou a medalha de prata.

- A seleção húngara de futebol conquistou o ouro olímpico e revelou para o mundo Ferenc Puskas, que comandaria a seleção ao vice-campeonato mundial na Copa do Mundo de 1954.

- Sete anos após o término da II Guerra Mundial, a Alemanha pôde novamente participar dos Jogos, mas apenas alemães da parte ocidental competiram.

- Josy Barthel, do pequenino Luxemburgo, provocou a maior surpresa dos Jogos ao vencer a prova dos 1500m no atletismo e conquistar a que até hoje é a única medalha de ouro do seu país.

QUADRO DE MEDALHAS


OURO PRATA BRONZE
USA 40 19 17
URS 22 30 19
HUN 16 10 16
SWE 12 13 10
ITA 8 9 4
CZE 7 3 3
FRA 6 6 6
FIN 6 3 13
AUS 6 2 3
NOR 3 2 0
BRA 1 0 2

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar