Últimas Notícias

Era Uma Vez...Os Jogos da XI Olimpíada.

Berlim 1936 


Período - 01 a 16/07/1936
Nações - 49
Atletas - 3956
Esportes - 19
Eventos -129  








Em 1931, quando Berlim (GER) foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos, poucas pessoas suspeitavam que dois anos depois Adolf Hitler e os Nazistas estariam no poder. Vários grupos judeus pediram por boicote aos Jogos, que quase foi aprovado nos Estados Unidos. Uma Olimpíada do Povo estava prevista para acontecer em Barcelona (ESP), mas foi cancelada devido ao começo da Guerra Civil Espanhola no dia anterior ao do começo da competição. Os Jogos de 1936 são mais conhecidos pelo fracasso da tentativa de Hitler de provar a superioridade da Raça Ariana. No fim das Olimpíadas, o herói dos Jogos, mesmo entre o alemães, acabou sendo o neto de escravos Jesse Owens (USA), que ganhou quatro medalhas de ouro. Durante a competição de salto em distância, Luz Long (GER) foi publicamente amigável com Owens, mesmo na frente dos nazistas.

Os Jogos de 1936 viram a introdução do revezamento da tocha Olímpica, em que uma tocha acesa em Olímpia é levada até o local dos Jogos. Também houve a primeira transmissão pela televisão, mesmo que de maneira local. Vinte e cinco televisores foram colocadas em Berlim, permitindo que quem não pudesse pagar pelos ingressos visse as competições de graça. Também foram os primeiros Jogos com Filme Oficial: "Olympia", mesmo sendo filmado com a intenção de ser a propaganda nazista, o filme acabou por celebrar o espirito humano.

Brasil nos Jogos Olímpicos. 

O Brasil participou dos Jogos de Berlim com 73 atletas (sendo 67 Homens e 6 mulheres) em nove modalidades: Atletismo, Basquete, Ciclismo, Esgrima, Iatismo, Natação, Pentatlo Moderno, Remo e Tiro Esportivo. O Brasil não ganhou nenhuma medalha nos Jogos de 1936.

FATOS

- O Basquete, a Canoagem e o Handebol estrearam nessa edição dos Jogos Olímpicos.

- Marjorie Gestring (USA) ganhou a medalha de ouro no Saltos Ornamentais (Trampolim) com a idade de 13 anos e 268 dias, e é até hoje a mais jovem campeã Olímpica da história, 

- O jogador de Polo Aquático, Olivier Halassy (HUN), ganhou sua terceira medalha Olímpica (dois ouros e uma prata), mesmo não tendo uma de umas pernas, depois de ter sido amputado abaixo do joelho por conta de um acidente de carro.

- Na maratona venceu o coreano Sohn Kee-chung, correndo com as cores japonesas e sob o nome de Kitei Son, pois seu país estava ocupado pelo Japão desde 1910. Sohn foi obrigado a competir pelos japoneses, e passou o tempo todo dos Jogos explicando pacientemente aos jornalistas que seu país era uma nação independente ocupada pelo Japão, sem medo de represálias, pois os japoneses estavam mais interessados na sua vitória do que na diplomacia. Sohn recebeu sua medalha de ouro no pódio ouvindo o hino japonês, olhando para o chão. Na década de 1980 o COI reconheceu oficialmente sua nacionalidade e cassou a medalha referendada ao Japão. Em 1988, aos 75 anos, Sohn Kee-chung, entrou no estádio olímpico de Seul carregando a tocha olímpica, debaixo da ovação emocionada do público.

QUADRO DE MEDALHAS

OURO PRATA BRONZE
GER 33 26 30
USA 24 20 12
HUN 10 1 5
ITA 8 9 5
FIN 7 6 6
FRA 7 6 6
SWE 6 5 9
JPN 6 4 8
HOL 6 4 7
GBR 4 7 3

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar