Últimas Notícias

Era Uma Vez...Os Jogos da VIII Olimpíada.

Paris 1924 

Período - 04/05 a 27/07/1924
Nações - 44
Atletas - 3070
Esportes - 17
Eventos -126     










Para o grande alívio do Barão de Coubertin, que estava prestes a se aposentar em 1925, os Jogos Olímpicos de 1924 foram para Paris, dando para os franceses uma chance de se redimirem pela desastrosa Olimpíada de 1900. Mas antes, entre 25 de Janeiro e 4 de Fevereiro, foi disputada a primeira edição dos Jogos de Inverno em Chamonix (FRA). Em 1924, o Lema Olímpico, "Citius, Altius, Fortius" foi introduzido, assim como o ritual de levantar três bandeiras na Cerimônia de Encerramento: a bandeira Olímpica, a bandeira do país sede e do país anfitrião dos próximos Jogos Olímpicos.

Demonstrações violentas aconteceram durante as competições de Boxe e Rugby, e disputas durante o torneio de Esgrima se tornaram verdadeiros duelos. Os franceses estavam particularmente irritados pelos americanos devido a recente critica do governo dos EUA sobre a ocupação do vale do Ruhr pela França. Durante um jogo de Rugby entre França e os EUA, um estudantes americano de artes levou uma bengalada de um furioso francês irritado pela torcida em voz alta do americano.

Entretanto, no geral os Jogos foram bem organizados e correram tranquilamente. O numero de nações participantes saltou de 29 para 44, sinalizando a aceitação universal das Olimpíadas como um grande evento, assim como a presença de 1000 jornalistas na cidade e também da primeira transmissão radiofônica dos Jogos.


Brasil nos Jogos Olímpicos

O Brasil participou de sua segunda Olimpíada em Paris, levando 12 atletas. Mas diferentemente da Antuérpia, o país não levou nenhuma medalha de lá. O melhor resultado obtido foi um 5º lugar por Enrico de Freitas no salto com vara.


- FATOS

- A prova dos 100 metros rasos foi ganha por um inglês, Harold Abrahams, pondo fim a uma longa invencibilidade norte-americana na prova. A história desta prova e de seu campeão foi levada aos cinemas em 1981 no filme Carruagens de fogo, vencedora de 4 Oscars.

- Paavo Nurmi, finlandês conhecido como Homem-Relógio, por ter o costume de correr com um relógio na mão controlando o tempo de cada uma de suas voltas, conquistou cinco medalhas de ouro no atletismo. Nurmi conseguiu a façanha de vencer os 1500 metros e os 5000 metros no mesmo dia, com 55 minutos de diferença entre as provas. 
- Arthur Porritt (NZL) ganhou a medalha de bronze nos 100m rasos. Anos depois ele serviu como Governador Geral do país e por mais de trinta anos foi cirurgião da Família Real Britânica.

- William Hubbard (USA) se tornou o primeiro negro a vencer uma medalha de ouro em um evento individual, ao vencer o salto em distância.

- Pierre Coquelin (FRA), vencedor da Carabina deitada de 50m mandou a seguinte mensagem para a mãe depois de seu feito: "Sou campeão Olímpico. Recorde Mundial Batido. Chego quinta de manhã." 

- O tênis teve sua última participação em Paris, retornando aos Jogos apenas em 1988, 64 anos mais tarde, em Seul.


- QUADRO DE MEDALHAS

OURO PRATA BRONZE
USA 45 27 27
FIN 14 13 10
FRA 13 15 10
GBR 9 13 12
ITA 8 3 5
SUI 7 8 10
NOR 5 2 3
SWE 4 13 12
HOL 4 1 5
BEL 3 7 3


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar