Últimas Notícias

As Mascotes Olímpicas: Waldi


As mascotes Olímpicas são personagens, normalmente animais nativos da área ou ocasionalmente tem a forma humana, as quais representam a herança cultural do lugar onde as Olimpíadas estão acontecendo.

Desde as Olimpíadas de Inverno de Grenoble, em 1968, os Jogos Olimpicos tem um mascote. Os primeiros mascotes (não oficiais) dos jogos de verão foram os mascotes dos Jogos da Cidade do México, também em 1968 com El Jaguar Rojo de Chichen-Itza (um Jaguar Vermelho) e Paloma de la Paz (uma pomba). Mas nessa seção falaremos dos mascotes ofíciais dos Jogos Olímpicos de Verão, a partir dos Jogos de Munique 1972.



                                                                
WALDI - MUNIQUE 1972 

Waldi foi o primeiro mascote Olímpico oficial. Criado para os Jogos Olímpicos de Munique, ele era o Dachshund (Também conhecido como Basset ou popularmente, cachorro salsicha), uma raça popular na Alemanha que representava os atributos requeridos para atletas - resistência, tenacidade e agilidade.

Waldi foi criado por Otl Aicher e modelado em um cachorro de verdade: um dachshund peludo de nome Cherie von Birkenhof. O cabelo e a cauda de Waldi eram azuis e seu corpo possuía cores da maioria das outras cores Olímpicas.

Cinquenta licenças foram concedidas para utilização da imagem da mascote, pelo preço mínimo de 245.000 marcos alemães. Cerca de dois milhões de produtos relacionados a Waldi foram vendidos no mundo todo. Waldi foi disponibilizado como bicho de pelúcia, brinquedo de plástico e apareceu em botons, pôsteres e adesivos. Entretanto, o broche com Waldi só apareceu anos após o fim dos Jogos de 1972.

O percurso da Maratona Olímpica foi concebido para ter a forma de Waldi. A rota foi criada de um jeito que a cabeça da mascote fosse para o Oeste e os maratonistas corressem no sentido anti-horário, começando na parte de trás do pescoço do cão e continuando em volta das orelhas.

A boca de Waldi foi representada pelo caminho através do Nymphenburg Park e seus pés dianteiros foram representados pelo trajeto através do Hirschgarten. A barriga era a principal rua do Centro de Munique, e seus pés traseiros, bumbum e a cauda estavam todos no English Garden, um parque que se estende ao longo do Rio Isar. Os atletas continuavam ao longo das costas até chegar ao Estádio Olímpico.

2 Comentários

  1. Misha! misha! misha! Misha!

    O mascote mais amado ever!

    ah, esse é tão sem graça, sem carisma, por isso que nunca ouvi falar dele....rs

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar