Últimas Notícias

Jane Karla já brilha no tiro com arco e mira ouro nos Jogos Parapan-Americanos


Depois de brilhar no tênis de mesa paralímpico, Jane Karla busca voltar ao pódio dos Jogos Parapan-Americanos por outra modalidade: o tiro com arco. A goiana trocou de modalidade no fim do ano passado e já alcançou grandes resultados. Seu próximo objetivo é conquistar o ouro em Toronto, no Canadá, para garantir vaga nos Jogos Paralímpicos de 2016.

Jane precisou de pouco tempo para demonstrar seu potencial no tiro com arco. Em sua primeira competição internacional, o Parapan da modalidade, em outubro passado, já levou um bronze. Um mês antes, ela ainda fazia história no Mundial de tênis de mesa, ao também ficar em terceiro na disputa por equipes da Classe 9/10.

“Sou uma atleta dedicada. Encontrei o tiro com arco, que se encaixou perfeitamente em mim. De cara, já levei uma medalha. Estou conseguindo resultados importantes”, contou.

No processo de transição, mais um desafio pela frente: adaptar-se a uma modalidade que exige competências muito diferentes da outra.


“Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Comecei do zero, tive de aprender tudo. É um equipamento muito grande, demanda muita concentração por ser um esporte de alta precisão. O tênis de mesa é adrenalina total, pique, coração acelerado. Tiro é exatamente ao contrário. Estou amando”, disse.

Apesar de já não disputar competições de tênis de mesa, Jane guarda boas lembranças da modalidade. Em especial, do período em que teve pela frente o maior desafio de sua vida: a luta contra um câncer de mama, em 2010.

“O tênis de mesa me fez ir em frente, me ajudou muito. Lembro naquele momento mais difícil, em que tive o Circuito Mundial no Rio, mas ainda estava fazendo quimio. Fui, joguei e saí como medalhista. Aquilo me deu uma força muito grande, fez me sentir viva de novo. Agradeço esses momentos maravilhosos”, afirmou.

Jane tem um vitorioso currículo no tênis de mesa. Além de ter três ouros em Parapan-Americanos, foi a primeira brasileira a chegar à terceira posição do ranking mundial. Agora, espera repetir o sucesso no tiro com arco já com um grande objetivo pela frente.

“Vou em busca do ouro em Toronto. Se garantir o primeiro lugar, estarei classificada para o Rio 2016. Tenho de treinar muito, a dedicação precisa ser máxima para chegar com segurança lá. O pique é total para trazer uma medalha em 2016”, projetou.


Jane promove uma campanha de financiamento coletivo, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para levantar recursos para participar de eventos internacionais. Mais detalhes: www.kickante.com.br/janekarla

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar