Prévia do Troféu Princesa Sofia de Iatismo

O 45º Troféu Princesa Sofia, evento da Isaf ( Federação Internacional de Vela ) que será uma prévia do Campeonato Mundial de Vela (marcado para setembro, também na Espanha) que reunirá mais de 850 velejadores de 50 países em Palma de Mallorca.

 Esse ano temos recorde de inscrições na competição, com 623 barcos confirmados, que representam que representam 882 velejadores, e é um numero tão grande, que o principal patrocinador (Mapfre) cancelou o aporte apenas algumas semanas atrás. 

 Destaque para a participação em massa nas classes Laser, Finn e Nacra 17. Com 70 barcos inscritos , a frota Nacra 17, a nova classe multicasco misto olímpica, está entre os mais concorridos. O campeonato vale pontos para a Copa do Mundo de Vela Isaf.

 Os brasileiros também participarão do Troféu Princesa Sofia, com destaque para Robert Scheidt, Fernanda Oliveira, Ana Barbachian, entre outros.

 E sim! os favoritos estarão presentes! Mathew Belcher ouro em Londres 2012 com classe Malcolm, continua sendo um dos favoritos à frente do Rio 2016 e também para vencer o Campeonato Mundial  apesar de ter apenas uma vela ano com sua nova equipe, Will Ryan. O casal australiano provou ser competitivo ao mais alto nível e, atualmente, ocupa o primeiro lugar no ranking. Os franceses Sofian Bovet e Jeremie Mion e os argentinos Lucas Calabrese e Juan de la Fuente, serão os principais encarregados de caçar a equipe australiana que navega sob a supervisão do treinador Victor Kovalenko.

 Jo Aleh e Nova Zelândia Polly Powrie, ouro olímpico em Londres 2012 e campeã mundial em 2013 470 F, em Mallorca tem uma excelente oportunidade para demonstrar que permanece no mais alto nível. Porém, vamos lembrar que Aleh e Powrie não participou no ano passado no Princesa Sofia, em que foram impostas pelas brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan com autoridade sobre o resto da frota.

Na classe 49er, os três primeiros ranking mundial é medido em Sofia. Jonas Warrer (ouro em Pequim 2008) e Peter Lang, da Dinamarca, chegam na ilha depois de se proclamarem vencedores em Miami na regata em que o atual número um na classe, o britânico Stephen Morrison e Chris Grube, ocuparam o terceiro lugar. A outra dupla que sonha em ter força na categoria 49er é formada pelos franceses Julien D'ortolli e Noé Delpech, com um quarto lugar em Miami e campeões da Semana Olímpica de andaluzia realizada em fevereiro passado.

A classe 49er FX geralmente tem muitas surpresas. Feminino Skiff é uma nova classe, com apenas um ano de história, mas com grandes nomes na mesma categoria. A brasileira Soffiatti Grael Martine, filha de Torben Grael que é pentamedallista Olímpico e Kahena Kunze que ocupa o primeiro lugar no ranking de sua categoria. Elas são seguidas de perto pela italiana Giulia Conti (Que competiu em Londres-2012, diploma a bordo de um 470) e Francesca Clapcich (A italiana que também disputou os Olímpicos de Londres 2012 na classe Laser Radial).

Muita coisa mudou na classe Laser Standard de Londres 2012. Pavlos Kontides, que foi prata para Chipre nos últimos Jogos Olímpicos, atualmente é a quarta maior força de seu tipo a ser Tonci Stipanovic (Croácia), Tom Burton (Austrália) e Bruno Fontes (Brasil) que são os homens a baterem de frente nas olimpíadas do Rio-2016.
O pódio da classe Laser Radial será disputado por três mulheres que já sabe o que é ficar em cima do pódio na Copa do Mundo de Vela ISAF.  Dongshuang Zhang, da China, foi alcançada em outubro de 2013, na ouro Series em Qingdao, na China, Tatiana Drozdovskaya, da Bielorrússia, foi a primeira das mulheres a chegar as finais da ISAF SWC em dezembro de 2013, em Melbourne, na Austrália; e a norte-americana Page Railey chega a Mallorca depois de vencer em Miami em fevereiro passado.
Isso tudo quer dizer que será emocionante o 45º Troféu Princesa Sofia, e tudo em apenas uma semana. Será que os brasileiros irão ir bem? Será que os favoritos irão vencer ou teremos surpresas? Podem fazer suas apostas!

Fonte: www.trofeoprincesasofia.org

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes