Últimas Notícias

Surto História: Jaqueline e Sandra, as pioneiras douradas do Brasil


O vôlei de praia estreava nas Olimpíadas de Atlanta. No feminino, se existia uma dupla favorita, essa seria Jaqueline e Sandra.

Jaqueline, conhecida pelos americanos como Jackie, foi para os Estados Unidos no final dos anos 80 praticar essa nova febre que era o vôlei de praia. Conhecida como uma levantadora excepcional e explosiva, Jaqueline quis mudar de ares e logo se tornou ídola nos Estados Unidos. Ela ajudou a fundar a primeira Associação de Vôlei de Praia Feminino nos Estados unidos, a WPVA. Em 1988,  a atleta ganhou 12 dos 16 torneios que participou no vôlei de praia, além de conseguir os 14 primeiros lugares das competições que disputou no país. Entre 1990 e 1993, Jackie foi eleita, pelo canal ESPN, a primeira colocada no ranking americano de vôlei de praia e a terceira melhor do mundo na modalidade. A brasileira também ganhou o rótulo de Rainha da Praia pelos fãs norte-americanos.

Então, com o anúncio da estreia oficial do vôlei de praia nos Jogos de Atlanta, ela resolveu formar uma dupla brasileira. Encontrou a jovem e talentosa atleta Sandra Pires e as duas começaram a competir pelo Brasil.

Jaqueline e Sandra venceram praticamente todos os torneios de vôlei de praia nos Estados Unidos e no Brasil. Elas também conseguiram a grande marca de 12 primeiros lugares no Circuito Banco do Brasil, feito jamais alcançado por nenhuma dupla.

Nos jogos de Atlanta, o favoritismo era evidente. As principais rivais seriam as americanas e a outra dupla brasileira, Mônica e Adriana. No primeiro jogo, Jackie e Sandra vencem com facilidade a dupla da Indonésia, Kayze e Rayhaku por 15-2 (Na época, o vôlei de praia era disputado em um set só, e tinha ainda regra da vantagem). No jogo seguinte, venceram apertado as australianas Fenwick e Spring por 15-13. Depois, na quarta fase,  enfrentaram Mônica e Adriana e foi um massacre, 15-4, avançando, assim para a semifinal, enquanto a outra dupla brasileira disputou a repescagem.

Jackie e Sandra enfrentaram na semi-final as americanas Hanley e Harris e venceram por 15-8. Na final elas reencontrariam as brasileiras Mônica e Adriana, em uma decisão brasileira. A final foi disputada em dois sets de 12. Jackie e Sandra venceram o primeiro com muita dificuldade por 12-11 e, no segundo, venceram por 12-6. Assim, Jaqueline e Sandra entraram para história ao se tornarem as primeiras mulheres brasileiras a conquistarem uma medalha de ouro.

Pouco tempo depois, Jaqueline encerrou a sua carreira. Sandra Pires ainda foi aos jogos de Sydney em 2000, e além de ser a primeira mulher a ser porta bandeira do Brasil em Jogos Olímpicos, foi medalha de bronze.

Jaqueline e Sandra foram eleitas pela FIVB, a melhor dupla de vôlei de praia da década de 90.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar