Hoje (27) foi o dia da estreia de João Fonseca em Roland Garros, ano passado nem para o quali ele conseguiu a classificação e neste ano entrou direto pelo ranking. O jogo dele foi marcado para a quadra 7 que tem capacidade para cerca de 1.500 pessoas, foi a mesma quadra onde Bia Haddad perdeu mais cedo para Hailey Baptiste. Horas antes do jogo do brasileiro, a fila para esta quadra já estava enorme, o que mostra que as organizações dos torneios precisarão se atentar a oferta e demanda para alocar os jogos do João, não dá para levar em consideração apenas o ranking. Além do brasileiro ter uma legião de fãs brasileiros, tem os curiosos internacionais que ainda o querem ver ao vivo.
O adversário foi o polonês Hubert Hurkacz (cabeça de chave nº 30), de 28 anos, bem experimentado no circuito, a última derrota de Roger Federer em Wimbledon foi pra ele em 2021 por 3 sets a 0 nas quartas de final. Hurkacz vem de derrota na final do ATP 250 de Genebra para Djokovic em jogo de mais de 3h e ainda está se recuperando de uma lesão no joelho direito.
João não tomou conhecimento do adversário, não deu ritmo e nem chance dele entrar no jogo, aproveitou de uma mobilidade não 100% do Hubert e fez uma de suas melhores partidas no ano, e a melhor na gira europeia do saibro, em especial o primeiro set. Foram vários pontos espetaculares e com os mais diferentes tipos de golpes. Foram 9 aces, 78% de pontos vencidos com o primeiro saque 70% com o segundo, 35 winners e 15 erros não forçados.
Foto: FadingTramlines/Fonseca Updates. |
No primeiro set, João começou bem à vontade nos games de serviço do Hurkacz, teve chance de quebra no primeiro, depois sacou e fez 3 aces. Quebrou na segunda oportunidade, confirmou o serviço e já quebrou na sequência mais uma vez com direito a um ponto de lob num jogador de 1,96m, ele conseguiu devolver de gran willy e João matou o ponto no voleio. João fechou o set por 6/2 em apenas 28 minutos.
João manteve o embalo no começo do 2º set e já largou quebrando o serviço do polonês de 0, na sequência confirmou o saque. João administrou a vantagem conquistada no começo e fechou a parcial em 6/4.
Assim como no 2º set, João começou o 3º quebrando o adversário de 0, e confirmando o serviço na sequência. João conseguiu mais uma quebra no quinto game, confirmou o seu saque e abriu 5/1, deixando o polonês num buraco sem fim. Hurkacz salvou 3 match points em seu saque para se manter vivo no jogo. Porém, João sacando confirmou a vitória no 4º match point em 6/2.
Na segunda rodada, João enfrenta o dono da casa Pierre-Hughes Herbert que venceu o também local Benjamin Bonzi por 3 sets a 2 (7/5, 3/6, 4/6, 7/5 e 6/2) em partida desgastante de 3h30. Esta partida deve ocorrer na quinta-feira sem horário definido, para saber mais sobre o adversário, acesse aqui.
0 تعليقات