Últimas Notícias

Giro d'Italia deste ano passará pelo Vaticano em homenagem ao Papa Francisco

Giro D'Italia/Divulgação


A organização do Giro d'Italia anunciou na última terça (29) que a etapa final do grand tour em primeiro de junho passará pelo Vaticano, para homenagear o legado de Papa Francisco, falecido em Abril. A organização fará uma largada extraoficial pelo Porta del Perugino em frente à Basílica de Santa Marta.

A Etapa final do Giro, um circuito de oito voltas em percurso de 9,5 km em Roma, será dedicada ao Papa Francisco, que segundo Mauro Vegni, diretor do Giro D'Itália, desejava que a prova largasse do Vaticano em ano jubilar, assim como foi em 2000, última vez que a grande volta passou pelo Vaticano:

" A largada na Cidade do Vaticano, fortemente desejada pelo Papa Francisco durante o Ano Jubilar, adiciona um valor emocional especial a esta etapa, unindo esporte e espiritualidade. O circuito da cidade, com locais históricos e evocativos como o Circo Máximo, Óstia e os Fóruns Imperiais, proporcionará aos ciclistas e espectadores um cenário deslumbrante para celebrar o final da Corsa Rosa. Será um dia memorável, prestando homenagem a Roma e à mensagem de esperança compartilhada pelo Papa Francisco" disse Mauro.

Esta será a terceira passagem do Giro pelo Vaticano. A primeira foi em 1974 e a segunda em 2000, para celebrar o ano jubilar do catolicismo, que de 25 em 25 anos celebra um período especial de graça, perdão e renovação espiritual. O tema deste é ano é 'os peregrinos da esperança'.

Outro detalhe interessante é que o Vaticano participa de competições de ciclismo estrada como projeto de promoção a saúde, união e fraternidade, tendo montado até uma equipe. Rien Schuurhuis inclusive representou o país no último mundial em 2024. Ele ganhou o apelido de 'O ciclista do papa'.

O Giro d'Italia, uma das três provas que fazem parte do 'grand slam' do ciclismo estrada mundial, acontecerá entre 9 de maio e 1º de junho.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar