![]() |
Foto: Divulgação |
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou 20 atletas para representar o Brasil no Campeonato Mundial Sênior de 2025, que acontece em Budapeste, na Hungria, no período de 13 a 20 de junho. A etapa é a mais importante deste primeiro ano de ciclo olímpico, e vale pontos importantes no ranking visando etapas futuras do Circuito Mundial e, é claro, Los Angeles 2028. Enquanto 18 judocas do Brasil vão lutar a competição individual, outros dois foram selecionados para compor o time na disputa por equipes mistas.
Para convocar os melhores judocas, a CBJ seguiu os critérios estabelecidos no Plano de Trabalho 2025, no qual estariam automaticamente classificados para o Mundial os atletas que conquistassem duas ou mais medalhas em etapas de Grand Slam e/ou Grand Prix no ano.
Já as demais vagas foram preenchidas por avaliação técnica, com base, principalmente, em desempenho internacional, e seguindo a estratégia de ter ao menos um representante por categoria no primeiro Mundial do ciclo olímpico. É o que detalhou Marcelo Theotonio, Diretor de Esporte da CBJ:
“Além do critério principal, que garantiu vaga direta a três atletas, nós fizemos uma análise técnica para completar a equipe. Priorizamos o desempenho internacional recente, avaliando fatores como medalha em Grand Slam, Grand Prix e Campeonato Pan-Americano; performance contra os principais adversários das categorias; e saldo de vitórias e derrotas. Além disso, seguimos a estratégia de convocar representantes em todas as categorias de peso, pois entendemos que este primeiro Mundial do ciclo é uma boa oportunidade para aumentar a rodagem dos nossos judocas em competições de alto nível, onde eles podem enfrentar os principais nomes do cenário internacional e se preparar para os próximos desafios”, disse.
Entre os destaques do Brasil em Budapeste, estão sete atletas que fizeram parte da equipe olímpica de Paris 2024, onde o judô brasileiro conquistou sua melhor campanha da história: a campeã Beatriz Souza (+78kg); os medalhistas com a equipe mista Daniel Cargnin (73kg), Rafaela Silva (63kg), Rafael Macedo (90kg) e Leonardo Gonçalves (100kg); e os ligeiros Natasha Ferreira (48kg) e Michel Augusto (60kg).
Deles, Rafaela, Daniel e Beatriz já colecionam medalhas individuais em Mundiais. Rafa é dona de quatro (2 ouros, 1 prata e 1 bronze); Bia de três (1 prata e 2 bronzes); e Cargnin de um bronze, conquistado em 2022.
Além dos olímpicos de Paris, o Brasil ainda contará com Jessica Pereira (52kg), Nauana Silva (63kg), Luana Carvalho (70kg), Gabriel Falcão (81kg), Marcelo Fronckowiak (90kg) e Rafael Buzacarini (+100kg), que já participaram de Mundiais anteriores, e com os estreantes Shirlen Nascimento (57kg), Beatriz Freitas (78kg), Karol Gimenes (78kg), Ronald Lima (66kg) e Luan Almeida (81kg).
Já para a competição por equipes mistas, a CBJ ainda vai levar a Budapeste os atletas Jéssica Lima (57kg), no feminino, e Vinicius Ardina (73kg), no masculino, para compor a delegação.
Nesta temporada, o judô brasileiro já conquistou 11 medalhas em etapas de Grand Slam e outras duas em etapas de Grand Prix. Ronald Lima tem um ouro; Leonardo Gonçalves duas pratas; Michel Augusto e Marcelo Fronckowiak uma prata e um bronze cada; e Rafael Macedo, Natasha Ferreira, Jéssica Pereira, Shirlen Nascimento, Rafaela Silva, Luana Carvalho e Beatriz Freitas um bronze cada.
Enquanto isso, no Campeonato Pan-Americano e Oceania, o Brasil fez sua melhor campanha da história e faturou 17 medalhas, sendo 10 ouros, três pratas e quatro bronzes.
Confira abaixo a lista completa de convocados para o o Mundial:
Equipe Feminina
48kg — Natasha Ferreira (Sociedade Morgenau-PR/F.PR.JUDÔ)
52kg — Jéssica Pereira (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
57kg — Shirlen Nascimento (SESI-SP/FPJ)
57kg — Jéssica Lima (Sogipa-RS/FGJ)*
63kg — Nauana Silva (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
63kg — Rafaela Silva (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
70kg — Luana Carvalho (Umbra Vasco da Gama-RJ/FJERJ)
78kg — Beatriz Freitas (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
78kg — Karol Gimenes (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
+78kg — Beatriz Souza (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
Equipe Masculina
60kg — Michel Augusto (SESI-SP/FPJ)
66kg — Ronald Lima (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
73kg — Daniel Cargnin (Sogipa-RS/FGJ)
73kg — Vinicius Ardina (SESI-SP/FPJ)*
81kg — Gabriel Falcão (Instituto Reação-RJ/FJERJ)
81kg — Luan Almeida (SESI-SP/FPJ)
90kg — Marcelo Fronckowiak (C.R. Flamengo-RJ/FJERJ)
90kg — Rafael Macedo (Sogipa-RS/FGJ)
100kg — Leonardo Gonçalves (Sogipa-RS/FGJ)
+100kg — Rafael Buzacarini (E.C. Pinheiros-SP/FPJ)
0 Comentários