![]() |
Foto: AP/Arquivo |
Nino Benvenuti, ex-boxeador italiano que conquistou o ouro nas Olimpíadas de 1960, antes de conquistar títulos mundiais em duas categorias de peso como profissional, morreu aos 87 anos.
O Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI) informou que Benvenuti faleceu na última terça-feira. A causa da morte não foi divulgada.
O CONI considerou Benvenuti um dos melhores boxeadores da história do país "e certamente um dos atletas mais amados".
O elegante boxeador conquistou o título olímpico dos meio-médios em Roma, em 1960, os mesmos Jogos em que Cassius Clay — que mais tarde se tornaria Muhammad Ali — conquistou a medalha de ouro dos meio pesados.
Benvenuti superou Clay na disputa pelo troféu Val Barker como o melhor boxeador dos Jogos.
"Só percebi a importância desse prêmio nos anos que se seguiram aos Jogos, quando Muhammad Ali realmente se tornou Muhammad Ali e o melhor boxeador do mundo", disse Benvenuti posteriormente.
Benvenuti encerrou sua carreira amadora com apenas uma derrota em 120 lutas, segundo o Comitê Olímpico Internacional. Após se profissionalizar em 1961, tornou-se campeão mundial dos médios-leves e dos médios (duas vezes). Mas ele disse que esses títulos são insignificantes em comparação com sua medalha de ouro.
"Quando você vence as Olimpíadas, você é campeão olímpico para o resto da vida", disse Benvenuti.
0 Comentários