Últimas Notícias

Brasil conquista sete medalhas na Copa europeia de cadetes 2025

Andre Dodero conquistou a prata
Andre Dodero conquistou a prata / Divulgação

Nos dias 17 e 18 de maio de 2025, em Bielsko-Biala, na Polônia, está sendo disputada a Copa europeia de cadetes 2025. O evento de judô contempla judocas de até 18 anos e conta com a participação de 26 atletas brasileiros, espalhados nas mais diversas categorias.

Nas categorias masculinas, na até 50 kg, Matheus Fontes perdeu para o ucraniano Kiril Stets. Gabriel Cruz venceu o ucraniano Vladyslav Adamiuk, mas foi derrotado na sequência pelo sérvio Petar Markovic, que só seria derrotado na final, para o húngaro Milan Szabo. Já Arthur Melo foi superior ao alemão Sou Garve, mas perdeu para o sérvio Boban Avramovic.

Numa repescagem gigantesca, que dependia dos resultados anteriores de seus algozes, Gabriel Cruz derrotou o polonês Marco Kujawa, o alemão Mykhailo Horba e o polonês Piotr Kopiec, mas foi derrotado na disputa do bronze para o búlgaro Tsvetelin Martinov.

Na até 55 kg, Victor Hugo Silva passou pelo polonês Ksawery Mosing, mas na sequência sofreu um revés para o francês Daviti Chitaia. Paulo Neto triunfou sobre o alemão Daniel Bulinger, mas perdeu para o suíço Silvano Cori. Andre Dodero ganhou do polonês Nikodem Cichecki, do belga Enzo Gordenne, do ucraniano Volodymyr Kolpachov e do francês Titouan Lucas, indo para a disputa de medalhas.

Na disputa de medalhas, Andre venceu o croata Kristian Butuci e ficou com a prata ao ser derrotado na final por Silvano Cori. Ainda na categoria, na repescagem, Paulo Neto eliminou o búlgaro Emo Hristov, o alemão Noah Petschallies, o israelense Gilad Goldman, mas perdeu o bronze para Kristian Butuci.

Na até 60 kg, Lucas Yamamoto conquistou o bronze. Para isso ele venceu ao belga Yacine Gabayev e perdeu para o sérvio Danilo Magura. Lucas voltou na repescagem e eliminou ao ucraniano Matviei Turchyn, ao tcheco Matej Spicka, ao sérvio Aleksa Milosevic e ao georgiano Giorgi Kapanadze. O campeão foi o neerlandês Morris Zwiers ao derrotar o polonês Jakub Muniz Acosta.

Na até 66 kg, Fernando Mitsuda triunfou sobre o polonês Konrad Liszka que foi imediatamente vingado pelo seu compatriota Dawid Wisniewski. O campeão da categoria foi o ucraniano Bohdan Ostapenko ao vencer o alemão Alihan Nagimulin.

Na até 73 kg, Matheus Lima foi superado na estreia para o croata Josip Havranek. Já João Gabriel Moura venceu ao sérvio Ognjen Bojovic e ao belga Sid Mathues, mas caiu para o ucraniano Oleksandr Horodiuk. O vencedor na final foi o israelense Shahaf Levin ao superar o tcheco Jan Klimsa.

Na até 81 kg, Ruan Vasconcelos venceu ao polonês Szymon Zyrek e ao sérvio Veljko Borojevic, mas perdeu para o ucraniano Nikita Sakharov. Na repescagem Ruan eliminou ao húngaro Oliver Tulik, mas parou no búlgaro Hristo Dimitrov. O vencedor da categoria foi o ucraniano Mykhailo Solianyk ao vencer o lituano Tajus Babaicenko.

Na até 90 kg, Cesar de Godoy Tristante chegou à disputa de medalhas passando pelo alemão Maxim Belender, pelo eslovaco Samuel Chlebik e pelo tcheco Mikulas Richter, mas com derrotas para o ucraniano que viria a ser o campeão, Kyrylo Perevertailo, e para o tcheco Vojtech Suruvka, ficou sem medalhar.

Na acima de 90 kg, Thiago Gabriel Santos perdeu na estreia para o letão Aleksandrs Apsalons. Mesmo destino teve Marcos Gabriel Santos às mãos do polonês Maciej Dryka. O vencedor da categoria foi o húngaro Abel Szekeres ao derrotar o neerlandês Thomas Van Adrichem.


Nas categorias femininas, na até 40 kg, Ana Paula Sena chegou à disputa de medalhas após vitórias sobre a ucraniana Anastasiia Onyshchuk e sobre a tcheca Dominika Gracova. Em seguida, uma derrota para a polonesa Julia Blaszczyk jogou a brasileira na disputa pelo bronze, onde ela foi premiada após triunfo sobre a neerlandesa Jelena Nijhuis.

Na até 44 kg, Giovanna Imhof foi outra que chegou à disputa de medalhas. Para tal superou a polonesa Zuzanna Kruza e a romena Denisa Serban. No entanto, uma derrota pra também polonesa Sandra Walendzik, que viria a se tornar a campeã, jogou a brasileira na luta pelo bronze, onde ela foi premiada após vencer a neerlandesa Mare Sponselee. 

Outra brasileira na categoria, Maria Miziara venceu a britânica Maisie Broadley, mas perdeu logo depois para a sérvia Katarina Goranovic. Na repescagem Maria foi eliminada pela israelense Yuval Gabay.

Na até 48 kg, numa categoria com onze polonesas, Sarah Mendes superou duas anfitriãs, Karina Czerwinska-Kowar e Anna Borowicz, mas perdeu para a belga que viria a ser medalhista de prata, Maelys Dapa. Na repescagem Sarah eliminou a alemã Emily Plich, a polonesa Nina Podymska e a francesa Nourane Moussati para garantir o bronze. A campeã da categoria foi a também polonesa Barbara Twarowska.

Na até 52 kg, Nicole Marques venceu a neerlandesa Indy Pannegieter e a polonesa Helena Brodala até ser derrotada pela francesa Alice Lopez. Na repescagem, Nicole derrotou a ucraniana Kseniia Kyrylchuk e a francesa Helea Bailleul, porém perdeu a disputa do bronze para a anfitriã Marika Mos. Outra brasileira na categoria, Larissa Oliveira, foi eliminada na estreia para a alemã Sarah Gueth. Na final a húngara Mira Vas levou o ouro sobre a alemã Hannah Glauner.

Na até 57 kg, Manuela Maia ganhou da alemã Lina Stark, da taiwanesa Ko Ni-Erh e da francesa Isciane Dye. Na disputa por medalhas, Manuela perdeu para a atleta que viria se tornar a campeã, a alemã Maya Toszegi. Na luta pelo bronze, Manuela triunfou sobre a húngara Zita Bozso.

Na até 63 kg, Laryssa Fonseca ganhou da israelense Mai Yermiahu e da alemã Lena Wendt, mas foi superada pela francesa Madeleine Dalmasso, que mais tarde seria a campeã. Na repescagem Laryssa eliminou a lituana Meta Asmonaite, a alemã Sophia Storm e a neerlandesa Jovita Peijnenburg, mas na disputa do bronze foi derrotada pela polonesa Nadia Wozniczko.

Na até 70 kg tivemos quatro representantes do Brasil. Valentina Demeterco triunfou sobre a alemã Emelie Wagner, sobre a polonesa Natalia Rutkowska e sobre a sérvia Tijana Zivanovic, mas perdeu para a francesa Lucie Rullier. Mariana Giachini perdeu na estreia para a atleta que viria a ser a campeã, a romena Isabel Bob. Maria Hottis passou pela germânica Lara Katharina Malczak e pela romena Zara Feher, mas foi derrotada pela também alemã Hanna Boelcskei e Clarisse Vallim venceu a alemã Svenja Keding e as polonesas Liliana Jachymek e Roksana Zys, mas não passou pela belga Valerie Tombou.

Na repescagem, Mariana eliminou a lituana Viktorija Ragauskaite e a alemã Antonia Latkowski, mas parou na tcheca Viktorie Jurcikova, que por sua vez foi eliminada pela brasileira Valentina Demeterco. Antes, Valentina havia passado pela búlgara Aleksandra Tsenova. Valentina perdeu a disputa de um dos bronzes para a belga Valerie Tombou.

No outro bronze Maria e Clarisse se enfrentaram após eliminarem, respectivamente, a Milena Marek, da Polônia, e Puck Stoel, dos Países Baixos. No confronto brasileiro, melhor para Clarisse, que depois eliminou a francesa Lucie Rullier para terminar com um dos bronzes.

Na acima de 70 kg não tivemos participação brasileira. A vitoriosa foi a francesa Astan Sacko, que derrotou a sérvia Milica Radakovic na final.


Ao fim das competições, o Brasil conquistou uma prata e seis bronzes, além de outras seis vezes onde esteve na disputa do bronze, mas perdeu. O país ficou em 12º no quadro geral da competição. O líder do quadro foi a Hungria, com quatro ouros e dois bronzes, seguido pela Ucrânia, com três ouros e três bronzes. Completando o top-3 a Polônia obteve dois ouros, três pratas e três bronzes.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar