Mais três partidas movimentaram a noite de ontem (09) no NBB, o Novo Basquete Brasil. Em Belo Horizonte, o líder Minas Tênis Clube teve pela frente o Botafogo e venceu tranquilamente por 97-59, enquanto no Rio Grande do Sul duas vitórias gaúchas sobre paulistas após prorrogação: o União Corinthians venceu o São José no detalhe em 77-76, enquanto o Caxias bateu o Mogi em 82-75.
As atenções da noite de NBB estavam voltadas para os duelos entre paulistas e gaúchos, marcados para acontecer no Rio Grande do Sul. Assim como esperado, dois confrontos marcados pelo equilíbrio e decididos somente após as prorrogações.
No ginásio do Sesi, em Caxias do Sul, o Caxias levou a melhor sobre o Mogi Basquete de virada e na prorrogação por 82 a 75. A partida era considerada um confronto direto por uma vaga nos playoffs, devido à proximidade das equipes na tabela (o Caxias em 15º e Mogi em 16º). Assim, o que vimos foi muito equilíbrio nos dois primeiros períodos, com o Mogi indo para o intervalo com dois pontos de vantagem, em 33 a 31.
O confronto tenso, entre duas equipes que precisavam da vitória, voltou para o terceiro quarto seguindo a tendência de poucos pontos anotados. A equipe paulista chegou a abrir dez pontos de diferença (51 a 41), no entanto, nos minutos finais, o Caxias reagiu e igualou o marcador, extendendo assim a partida para a prorrogação após 64-64 na etapa regulamentar.
O bom momento da equipe de Caxias d Sul seguiu na prorrogação e a equipe passou na frente do placar, dominando as ações da partida e partindo para uma grande vitória em 82-75. Apesar do revés, o ala-armador Raffael Menca, do Mogi, foi o cestinha da partida, com 17 pontos. Pelo Caxias o destaque foi coletivo, com cinco jogadores anotando dois dígitos na pontuação. Os gaúchos agora estão na 14ª colocação, deixando a classificação aos play-offs bem encaminhada.
No outro jogo entre equipes do Rio Grande do Sul e de São Paulo, um duelo ainda mais equilibrado, decidido nos segundos finais da prorrogação e encerrado com vitória do União Caxias sobre o São José por 77-76. No ginásio Poliesportivo Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS), o jogo foi marcado por um início dominante dos anfitriões que abriram 10 pontos no primeiro quarto (27-17).
A equipe paulista foi se recuperando na partida, acertou a sua defesa e nos contra-ataques tirou seis pontos de desvantagem no segundo quarto e foi para o intervalo com o placar de 43-39 para o União Corinthians. O São José seguiu melhor no terceiro quarto e virou o jogo (57-56) e teve ainda o lance livre para confirmar a vitória no tempo regulamentar de jogo mas não foi convertido. O União ainda teve a última bola mas também não acertou a cesta e o jogo terminou mesmo em 71-71.
Na prorrogação, foi a vez dos gaúchos terem dois lances livres para virar o jogo e a equipe não desperdiçou. Jony Machuca acertou as duas tentativas e deixou o União Corinthians em vantagem de 77-76, faltando dois segundos de jogo. Com pouco tempo para criar a jogada, o São José precisou chutar de muito longe e não alterou mais o placar, confirmando nova vitória das equipes do sul.
O armador Jony Machuca marcou os pontos decisivos na reta final da partida e terminou como maior pontuador da equipe do União, com 15 pontos anotados. Mesmo com a derrota, o ala/pivô Douglas dos Santos, do São José, foi o cestinha da partida com 25 pontos. O São José caiu para a 10ª colocação, enquanto o vitorioso União Corinthians é agora o 7º colocado.
Fechando a noite, na Arena Uni-BH, um duelo entre opostos na tabela de classificação. O líder Minas Tênis Clube não teve dificuldades de superar o Botafogo, vice-lanterna da competição. Com a defesa muito bem posicionada, a equipe mineira foi eficaz nos contra-ataques e não deu chances para a equipe carioca fechando a partida em 97-59, quase 40 pontos de vantagem.
Com a vitória, os minastenistas chegam a um incrível aproveitamento de 87,5%, somando 28 vitórias em 32 partidas disputadas, o décimo triunfo consecutivo. O ala armador Arengo foi o cestinha da partida com 18 pontos marcados. O Botafogo por sua vez, teve Mathias como maior pontuador ao anotar 16 pontos. Os cariocas seguem com apenas 9 vitórias na penúltima posição do NBB.
0 Comentários