![]() |
Foto: André Gemmer |
O confronto entre o brasileiro e o japonês foi uma partida de poucas chances e de teste físico e mental para os tenistas. O cearense de 30 anos buscou pontos chave para abrir 2x0 sobre Kei e chegou a obter duplo ponto para o jogo em 5/4 do terceiro set, desperdiçando ambos e habilitando a sobrevivência do rival. A partida teve um show de aces, Thiago anotou 21 e Kei 17, além do cearense salvar 14/19 pontos de quebra contra 6/7 do rival, que foi mais consistente durante a partida.
Na quarta parcial, Thiago acusou dores na virilha e foi atendido mais de uma vez em quadra. Sem perder tempo, Nishikori pressionou e buscou 3x2 com mais facilidade do que nos sets anteriores, eliminado o tenista natural de Fortaleza e n°2 do Brasil. A série de jogos do brasileiro na Austrália, iniciada com derrota dupla na United Cup, se encerra com três vitórias na chave prévia e uma na principal do Aberto da Austrália.
Como foi o jogo
O cearense não teve vida fácil contra Kei nos sets em que foi vitorioso. No primeiro período, Monteiro aproveitou chance de ouro, em poucas que teve na partida, e furou o rival no 5° game, abrindo 3/2 e ampliando para 4/2 em seguida. Em 5/3, Thiago perdeu duplo set point e fechou em seguida para 6/4 e 1x0.
A vantagem do brasileiro foi ampliada para 2x0 na segunda parcial, mas com muita luta e exigência física e mental de Kei. O set teve games rápidos e nenhum ponto de quebra, forçando os tenistas a buscarem o máximo quando estavam com o saque em mãos.
No 12° game, Nishikori perdeu set point duplo e Monteiro empatou em 6/6. No desempate até sete pontos, o japonês anotou 3-2 e os tenistas empataram em 4-4. Monteiro venceu os três pontos finais e marcou 7-4 e 7/6.
O segundo set também é de Thiago Monteiro! 💪🇧🇷#AustralianOpenNaESPN pic.twitter.com/XfYnpuXko0
— ESPN Brasil (@ESPNBrasil) January 12, 2025
A terceira parcial iniciou com o presságio do que viria pela frente, Thiago precisou salvar sete pontos de quebra para abrir 1/0. A partir desse ponto, a sina do jogo se repetiu e games rápidos foram trocados sem serviços furados com o jogo indo a 5/4 para o cearense, que era bastante exigido.
Com o placar favorável ao brasileiro, Kei anotou 30/15 e Monteiro virou para 40/30 e A/40, perdendo ambas oportunidades de anotar 6/4 e vencer o jogo. No entanto, foi a vez de Nishikori sair a frente com vitória no game para 5/5 e nos dois seguintes, anotando 7/5 e 1x0.
Na sequência, Thiago sentiu o abalo da partida, que já se alongava e exigia mais do físico do brasileiro, e acusou dores na virilha durante o quarto set, sendo atendido em quadra. A postura de Kei Nishikori mudou e o japonês atacou mais o fragilizado Monteiro.
Apesar de duplo ponto de quebra salvo no primeiro game, o brasileiro teve o serviço furado duas vezes e não conseguiu pressionar o rival. O brasileiro perdeu cinco games seguidos para Kei, que saiu de 0/1 para 5/1. O japonês viu o cearense diminuir para 2/5 e fechou em 6/2 para igualar o confronto em 2x2.
No set final, Kei continou a machucar o ritmo de Monteiro e buscou 3/1 com quebra sobre Thiago no 3° game. Apesar de uma maior luta do brasileiro em tentar se manter vivo no período decisivo, Nishikori salvou duplo ponto de quebra do cearense e venceu os dois games finais com agilidade para anotar 6/3 e 3x2.
0 Comentários