![]() |
Foto: AAT |
A campanha de João Fonseca no Next Gen Finals, torneio voltado para os melhores tenistas sub-20 da temporada, fechou a fase de grupos de forma invicta com três vitórias. Na primeira partida o carioca venceu o top-20 francês Arthur Fils, primeira vitória contra a faixa de ranking, no segundo jogo superou o estadunidense Learner Tien, se classificando a semifinal e garantindo a primeira posição, e nessa sexta (20) bateu o tcheco Jakub Mensik em cinco sets.
O confronto entre Fonseca e Mensik foi desgastante e testou a confiança do brasileiro contra o top-50 tcheco. Mesmo classificado e líder garantido de forma antecipada, João enfrentou o rival em cinco tie-breaks (TB) até sete pontos. Enquanto os outros jogos somados do carioca apenas contaram com um desempate em 3/3, a partida dessa sexta foi o jogo mais complicado até o momento.
No primeiro set, cada tenista perdeu dois pontos de quebra e o jogo foi à 3/3, no primeiro TB Jakub tomou a dianteira em 3-0 e fechou em 7-4. Na segunda parcial, João e Jakub não tiveram o saque ameaçado e a partida empatou em 3/3, para igualar a série em 1-1, Fonseca salvou quatro set points e marcou 10-8.
Abrindo 2-1 no confronto, João venceu o terceiro set no tie-break por 7-5 com set point perdido após placar igual de 3/3 na parcial. O quarto período foi de Mensik, com empate em 3/3 na parcial, o tcheco virou o TB de 0-2 para 5-3 e 7-4, anotando 2x2 no placar e forçando a quinta parcial. O brasileiro e o europeu tiveram saques quebrados e igualaram em 3/3. No match tie-break, Fonseca viu Mensik ter 5-4 e virou para 7-5, derrotando o rival.
0 Comentários