Últimas Notícias

Jordan Chiles revela que ainda tenta reaver bronze perdido em Paris: "Tem sido um momento muito difícil"

Hannah McKay/Reuters


Jordan Chiles ainda luta para reaver o bronze perdido na Olimpíada de Paris. Em entrevista ao 'Today TV show' nos Estados Unidos na última segunda (11), a ginasta revelou que ainda vem buscando meios para conseguir novamente a medalha de bronze perdida na prova do solo por conta da decisão do CAS (Corte Arbitral do Esporte) favorável à ginasta Ana Barbosu, que já recebeu a medalha olímpica em agosto.

" Honestamente, tem sido muito, muito difícil compreender tudo o que está acontecendo. Finalmente consegui me sentir confortável de certa forma para falar sobre o que está acontecendo. Sinto que recentemente tenho tentado dizer a mim mesma que estou bem nos últimos quatro, cinco meses, e honestamente tem sido um momento muito, muito difícil. É difícil dizer a si mesmo que tudo vai ficar bem quando você sente que literalmente não fez nada errado" 

 Após a decisão do CAS, acatada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), de retirar o bronze de Jordan Chiles, a ginasta chegou a entrar com recurso perante ao Tribunal Arbitral do Esporte, usando imagens do documentário de Simone Biles que foi gravado durante os Jogos que mostravam que não havia nenhuma irregularidade na revisão de sua nota, mas teve o pedido de recurso negado. A estadunidense ainda apelou à Suprema Corte Suíça, mas ainda não conseguiu reaver o prêmio até o momento.

"Acho que agora é só o apoio que tenho ao meu redor que me faz pensar: "Ok, não posso controlar nada que esteja acontecendo lá fora, só posso controlar a minha verdade, sei qual é a verdade e sei que estávamos certos em tudo o que fazíamos." Tudo estava muito certo, tudo estava no tempo que precisava ser, e eles voltarem e dizerem que estava quatro segundos atrasado quando tivemos a prova para mostrar que tudo está certo... "

Chiles também falou do pódio histórico com Rebeca Andrade (ouro) e Simone Biles (prata) que ela esteve presente e ficou marcado pela icônica foto das estadunidenses reverenciando a brasileira: "um pódio todo preto que fez história, foi algo do qual tenho muito orgulho de fazer parte, foi algo que espero que as pessoas possam ver. É algo que sempre lembrarei"

Relembre o caso

Jordan Chiles foi medalha de bronze no Solo e indo ao pódio em Paris-2024, mas um protesto da Confederação Romena de Ginastica feito depois, dizendo que foi irregular o acréscimo de 0.100 dado à nota de Jordan Chiles, pois os Estados unidos protestaram contra a nota anterior depois do tempo permitido para isso - um minuto após a divulgação da nota. Sem ele, Chiles ficou na quinta posição, com 13.666, e as romenas Ana Barbosu e Sabrina Maneca-Voinea subiram para a terceira e quarta colocação, respectivamente.

Desde então Chiles tem tentado reaver a medalha, com o apoio da USA Gymnastics, que já entrou com dois pedidos no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, sigla em inglês), sendo ambos negados. Como última tentativa, Chiles entrou na Suprema corte suíça, país onde reside o TAS, sem respostas até o momento.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar