Últimas Notícias

DÁ-LHE NETINHO! Edival Pontes ganha rodada dupla e conquista o bronze no taekwondo

Foto: Wander Roberto/COB

Nesta quinta-feira (08), o lutador paraibano Edival "Netinho" Pontes (BFR) conquistou a 16° medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, com a conquista do bronze na categoria até 68kg masculina do taekwondo. O brasileiro conseguiu vaga na repescagem após o jordaniano Zaid Kareem, que o derrotou nas quartas de final, chegar a disputa do ouro. Netinho derrotou o turco Hakam Recber na fase de repescagem, bateu o espanhol Javier Perez Polo na decisão do bronze e venceu a primeira medalha olímpica de sua carreira e o terceiro bronze da modalidade para o Brasil.

A campanha de Netinho contou com um pouco de sorte, após derrota para Zaid Kareem nas quartas de final, Netinho, como é chamado, contou com avanço até a final do lutador asiático para ser habilitado a repescagem. Com a chance de chegar a disputa da medalha de bronze, Pontes bateu o turco Hakam Recber por 2x1 e conquistou o seu pódio olímpico ao superar o espanhol Javier Perez por iguais 2x1. 

Disputa do bronze

A disputa do bronze começou favorável ao lutador brasileiro, no primeiro round Netinho sofreu golpe de 2 pontos, mas depois chutou na cabeça do espanhol, com confirmação de vídeo, e abriu 3-2, Edival sofreu punição no final e a série empatou em 3-3, com o brasileiro levando o ponto de desempate pelo golpe de maior pontuação.

A segunda rodada foi mais controlada por Javier, o espanhol abriu 6-0 e construiu vantagem suficiente para levar a parcial, Pontes diminuiu o placar com chute na cabeça e punição de 1 ponto dada ao europeu, mas o placar final ficou em 6-4 para Perez Polo. No último round, todas as ações foram tomadas por Netinho, o brasileiro aplicou dois chutes no tronco e abriu 4-0, sofreu três punições para forçar o tempo a passar, com direito a pedido de vídeo do seu técnico, e fechou a série em 4-3 e 2x1, conquistando o bronze olímpico.

Disputa da repescagem

Na repescagem, chance extra obtida após o jordaniano Zaid Kareem avançar a final, o paraibano teve uma luta dura contra o turco Hakan Recber e venceu por 2x1 (8-7, 3-3*, 7-1). Netinho foi superior na luta e soube administrar golpes na cabeça com penalidades forçadas ao lutador turco. No primeiro período, Edival abriu 6-0 e sofreu a virada, mas duas punições sofridas por Hakam deram o ponto ao brasileiro.

Na segunda rodada, Recber conseguiu chute no tronco de Pontes e voltou a acumular punições, mesmo com o empate em 3-3, o golpe deferido pelo europeu foi o desempate e Hakam empatou em 1x1. Edival voltou com mais ritmo e força para o round final, com dois chutes no tronco e um ponto por punição do adversário, Netinho anotou 7-1 e 2x1, para avançar a disputa do bronze.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar