Últimas Notícias

Brasil estreia com vitória sobre as Filipinas no pré classificatório mundial de basquete

Brasil estreou com vitória no pré-classificatório de basquete
Brasil estreou com vitória no pré-classificatório de basquete / Foto: FIBA


Nem mal terminou as Olimpíadas de Paris, e já temos o início da corrida olímpica de Los Angeles-2028. Hoje (dia 19), começou o Pré-Classificatório Mundial de Basquete Feminino. O torneio, que conta com 16 seleções e vai até o dia 25, qualifica apenas o campeão para o Mundial de basquete feminino de 2026. As seleções que não conseguirem vaga por esse torneio terão outras oportunidades ao longo do ciclo, como, por exemplo, nas competições continentais.

O Brasil está no grupo C, ao lado de Hungria, Filipinas e Senegal, e caso passe de fase, enfrentará Ruanda, Argentina, Líbano ou Grã-Bretanha. No dia de hoje, as brasileiras enfrentaram o selecionado das Filipinas e num jogo muito equilibrado, com erros dos dois lados, venceram as asiáticas pelo placar de 77 x 74.

O Jogo

No primeiro quarto, o Brasil teve um ótimo aproveitamento nas bolas de três, com 12 dos 20 pontos apenas nesse fundamento. Infelizmente a equipe brasileira não converteu nenhum lance livre, enquanto as Filipinas converteram 4 e exploraram bastante as infiltrações, mantendo o placar apertado. Com o fim do primeiro quarto o Brasil terminou à frente por um ponto, 20 x 19.

No segundo quarto o Brasil continuou chutando e acertando bolas de três, com mais 9 pontos feitos, porém, pecava nos rebotes, não aproveitando sua maior estatura física em comparação com a maioria das jogadoras filipinas. Nosso país melhorou nos lances livres, mas o placar continuava apertado. Ao fim do quarto, a vantagem brasileira permanecia em um ponto, 40 x 39 e intervalo de jogo.

Chega o terceiro quarto e o Brasil melhora na marcação, com as jogadoras filipinas não convertendo mais tantas infiltrações e lances de dois pontos. Mas, se a marcação dentro da área surtia efeito, fora da área as Filipinas aproveitaram melhor os lances de três. Quando a bola não caía, o Brasil ficava com o rebote, forçando as Filipinas a cometerem diversas faltas. Fim do terceiro quarto e o Brasil permanecia na frente, 60 x 57.

No último quarto ambas as seleções pareciam nervosas, tanto que em três minutos o Brasil cometeu quatro faltas coletivas e piorou no fundamento do rebote, dando chance pras asiáticas encostarem, empatarem e passarem à frente do placar. Mas o nervosismo filipino custou caro. Os lances livres e até jogadas embaixo do garrafão não eram convertidos e ambas as equipes erravam nas tomadas de decisões, deixando o placar sem mudança por um tempo.

A vinte segundos do fim (o que no basquete é uma eternidade), o Brasil vencia por 75 x 74 e as Filipinas tinham a posse de bola. Porém, pra nossa sorte, por ansiedade, chutaram uma bola de três ao invés de buscar um passe perto do garrafão quando faltavam sete segundos pro estouro do relógio. A bola não caiu, o Brasil ficou com o rebote e ainda converteu mais dois pontos em lances livres, vencendo o jogo por 77 x 74.

A cestinha da partida foi a filipina Animam, com 18 pontos. No lado brasileiro, a maior pontuadora foi Letícia Josefino, com 15 pontos. O próximo jogo do Brasil será amanhã, dia 20, contra Senegal, que surpreendeu a seleção húngara por 63 x 61.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar