Últimas Notícias

Um atleta russo e três belarrussos recebem status neutro em Paris

Um russo e três bielorrussos recebem status neutro em Paris
Foto: Divulgação/X

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou e convidou quatro nadadores russos e bielorrussos para competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 como atletas neutros, de acordo com uma lista publicada em 3 de julho pelo site Olympics.com.

O nadador russo Evgenii Somov e os nadadores belarrussos Alina Zmushka, Ilya Shymanovich e Anastasiya Shkurdai estão todos listados como "atletas elegíveis e convidados" com passaporte russo ou bielorrusso.

Somov é um dos dois únicos nadadores russos a terem recebido status neutro pela World Aquatics. Ele nadou pela Universidade de Louisville de 2017 a 2022 e permaneceu nos EUA após a graduação, tendo trabalhado como treinador na Albany Armada Aquatics, na Califórnia. A colega nadadora russa Yulia Efimova, que também está nos EUA, não conseguiu atingir o Tempo de Qualificação Olímpica e não participará dos Jogos.

O bielorrusso Ilya Shymanovich participou de Tóquio 2020 e foi oitavo na final dos 100m peito masculino. Anastasiya Shkurdai é uma olimpíada de Tóquio que ficou em oitavo lugar na final dos 100m borboleta feminino e foi medalhista de bronze nos 200m costas feminino no Campeonato Mundial de 2024. A colega bielorrussa Alina Zmushka também participou de Tóquio e ocupa a 23ª posição na lista mundial de 2024 para os 100m peito.

A Rússia e a Belarus foram formalmente barradas dos Jogos Olímpicos pelo COI após a colaboração na invasão da Ucrânia em 2022. A Rússia apelou dessa decisão para o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). O CAS manteve a decisão com base na anexação russa das organizações esportivas ucranianas, que considerou uma violação da Carta Olímpica.

O COI ofereceu uma via para que atletas individuais (não equipes) participem dos Jogos Olímpicos como "Atletas Neutros Individuais". A aplicação das regras de neutralidade foi amplamente deixada a cargo das respectivas federações esportivas. Atualmente, há 43 atletas (27 russos e 16 belarrussos) ainda elegíveis para os Jogos.

0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar