Últimas Notícias

Chile anuncia entrada na disputa para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2036

 

Imagem aérea do Estádio Nacional
Foto:Divulgação

O Ministério dos Esportes do Chile anunciou neste sábado (01) que irá dar prosseguimento a candidatura para receber os Jogos Olímpicos em 2036. Segundo o ministério, o presidente do país, Gabriel Boric deu o aval para que o Comitê Olímpico do Chile entre em contato com o COI (Comitê Olímpico Internacional) para começar o processo legal para entrar na disputa.

Ano passado, durante os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, o presidente do COI, Thomas Bach falou que o país tem estrutura e poderia receber uma edição de Jogos Olímpicos. A ideia foi bem aceita no país e ainda no final do ano passado, Gabriel Boric afirmou que colocaria o Chile para se candidatar para 2036.

Desde então, o Chile foi eleito sede da Copa do Mundo masculina sub-20 da FIFA em 2025, Mundial de ciclismo de pista no mesmo ano e da Americup feminina de basquete, este último ainda em 2024. O país também ganhou o direito de sediar as Olimpíadas Especiais, para atletas com paralisia cerebral, em 2027.

“Mostramos que o Chile tem condições, capacidade de gestão e liderança internacional para organizar eventos esportivos de classe mundial. Por isso anuncio que iniciaremos o caminho para que o Chile seja, pela primeira vez em sua história, candidato a sediar os Jogos Olímpicos de 2036. E, para isso, instruí o Ministro dos Esportes, Jaime Pizarro, para formalizar os procedimentos, através de uma carta de intenções já enviada ao Comitê Olímpico Chileno, para iniciar o processo de candidatura para nossa sede com vista a 2036", disse o presidente Gabriel Boric.

O país terá como concorrentes a Índia, o Catar, a Indonésia e uma improvável candidatura Berlim/Tel Aviv em memória aos 100 anos da edição dos Jogos Olímpicos marcados pelo nazismo. 

Se ganhar, o Chile será a segunda nação sul-americana a sediar os Jogos, 20 anos depois da primeira, que foi o Brasil na Rio-2016. O país já sediou uma Copa do Mundo em 1962 e tem no Estádio Nacional, o seu maior complexo esportivo, lugar este que foi sede de diversos esportes durante o Pan.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar