Últimas Notícias

No florete, Jovane Guissone conquista o título do Campeonato das Américas de Esgrima em cadeira de rodas

No florete, Jovane Guissone conquista o título do Campeonato das Américas de Esgrima em cadeira de rodas
Foto: Rosele Sanchotene 


Mesmo jogando com sua segunda arma de preferência (a primeira é a espada), Jovane Guissone reafirmou nesta sexta-feira (17), em São Paulo, ser o grande nome de nossa paraesgrima ao conquistar medalha de ouro no florete masculino B no Campeonato Regional das Américas.

Além do título de Jovane, o Brasil conquistou quatro medalhas de bronze neste segundo dia de competição no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, com Lenílson de Oliveira, Rayssa Veras, Carminha de Oliveira e Mônica Santos.

O Campeonato Regional das Américas de Paraesgrima vale pontos no ranking mundial com vistas à classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris. O ouro de Jovane Guissone foi o terceiro do Brasil nesta edição, após os conquistados pela equipe de sabre masculino e por Rayssa Veras, no sabre feminino A.

Florete masculino

Jovane Guissone (já classificado aos Jogos Paralímpicos de Paris), Vanderson Chaves e Renato Santana representaram o Brasil no florete masculino B. Após um revés diante do colombiano Hector Barrios, Renato caiu no quadro de 16.

Jovane e Vanderson estrearam no quadro de 8. Jovane vingou a derrota de Renato Santana ao bater Barrios; Vanderson porém, não conseguiu superar Josh Russel (EUA), perdendo no toque final

Na semifinal, Jovane Guissone venceu bem o argentino Hugo Alderete. No duelo decisivo foi contra Scott Rodgers, dos Estados Unidos. O ídolo brasileiro, com mais uma grande atuação, triunfou por 15-2 e faturou o ouro. Josh Russel e Hugo Alderete levaram bronze.

“Estamos fazendo um trabalho muito legal, totalmente focado nos Jogos Paralímpicos de Paris. Fiquei satisfeito com meu rendimento em pista e feliz pelo resultado. Ser campeão das Américas é muito especial”, disse Jovane em entrevista à CBEsgrima TV.

No florete masculino A, Lenílson de Oliveira ficou com o bronze após perder na semifinal para Byron Branch, dos EUA. O outro bronze foi para William Schoonover (EUA). Branch conquistou o ouro, e o argentino Carlos Freitas levou a prata.

Espada feminino

Rayssa Veras, Carminha Oliveira e Fabiana Soares representaram o Brasil na espada feminino A. Fabiana caiu no quadro de 8 para a atleta dos EUA que viria a conquistar o título.

Após disputarem a semifinal, Rayssa e Carminha ficaram com medalhas de bronze após perderem para Jataya Taylor, dos EUA, e Amber Briar, do Canadá. Jataya ficou com o ouro; Amber, com a prata.

Mônica Santos caiu na semifinal da espada feminino B para a venezuelana Francia James Rojas. Mônica e Ellen Geddes, dos EUA, ficaram com as medalhas de bronze, enquanto Francia Rojas, da Venezuela, levou a prata. A campeã foi Trinity Lowthian, do Canadá.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar