Últimas Notícias

Ministro do Esporte expressa confiança de que a Índia pode sediar as Olimpíadas de 2036.


Thakur expressou confiança de que a Índia pode sediar as Olimpíadas de 2036.
Foto: Divulgação/The Economic Times

O Ministro do Esporte da Índia, Anurag Thakur, estava confiante sobre as chances e a capacidade do país de sediar os Jogos Olímpicos de 2036. No ano passado, durante a Sessão Anual do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Mumbai, a Índia oficializou sua candidatura com o Primeiro-Ministro Narendra Modi dizendo que estavam 'muito animados para organizar uma Olimpíada'.

Thakur disse que a Índia tem o financiamento e os recursos necessários para competir com outros concorrentes na guerra de lances e rejeitou críticas de que o dinheiro seria melhor utilizado em programas de bem-estar. "Estamos totalmente preparados. Podemos muito facilmente", disse Thakur em entrevista à Press Trust of India. "No ano passado, nosso gasto de capital foi de Rs 10 lakh crore (111 bilhões de euros), e no ano anterior, foi de Rs 7,5 lakh crore (83,3 bilhões de euros). Este ano, é de Rs 11,11,111 crore (123 bilhões de euros). A infraestrutura esportiva é de apenas Rs 5.000 crore (55,5 milhões de euros). Mesmo que chegue a Rs 20.000 crore (220 milhões de euros), pode ser feito", explicou ele. O homem de 49 anos, que assumiu o Ministério do Esporte de Kiren Rijiju em 2021, disse que sua confiança na oferta da Índia vem do rápido ritmo de crescimento do país. Ele passou a listar as conquistas do governo central no desenvolvimento da infraestrutura.

"A Índia de hoje é ambiciosa e aspiracional. Nossa infraestrutura rodoviária e ferroviária está crescendo a cada dia. Tínhamos 74 aeroportos em 2014 e hoje temos 150... As linhas ferroviárias dobraram para 40.000km. Existem 706 faculdades de medicina. Também estamos quase totalmente eletrificados", ele destacou.

Quando Thakur foi questionado sobre se o dinheiro poderia ser melhor utilizado em programas de bem-estar, ele disse que sediar os Jogos terá seus próprios benefícios para os pobres e marginalizados. "Vou te dar um exemplo. Quando a IPL (Indian Premier League) começa, ela oferece emprego para tantas pessoas nestes um ou dois meses, não milhares, mas sim milhões. Isso adiciona dinheiro à nossa economia. Um país como a Índia se beneficiará ao sediar os Jogos."

"O governo Modi já está fazendo muito pelos pobres. Ele já tirou 25 crore da linha de pobreza multidimensional. Mais facilidades serão oferecidas a eles para torná-los prósperos."

O ministro também expressou grandes esperanças para os atletas do país nos próximos Jogos de Paris em julho-agosto, dizendo: "Devemos obter medalhas em dois dígitos."

"Do jeito que nos preparamos, acredito que devemos obter medalhas em dois dígitos", ele reiterou quando perguntado se a Índia conseguiria igualar ou superar sua melhor marca de sete medalhas conquistadas na edição de Tóquio.

Thakur disse que parte do crédito pelo melhor desempenho esportivo da Índia vai para a iniciativa Khelo India do governo, lançada em 2017 e que recebe uma parcela significativa de alocação orçamentária.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar