Últimas Notícias

Brasil tem representante na última etapa do breaking rumo a Paris 2024!

Leony tem chances de conquistar uma classificação no breaking para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Foto: Divulgação / Red Bull Content Pool)
Leony tem chances de conquistar uma classificação no breaking para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Foto: Divulgação / Red Bull Content Pool)

O paraense Leony é o representante do Brasil na Olympic Qualifier Series, última etapa do breaking rumo a Paris 2024! A competição é um dos principais projetos da Agenda Olímpica 2020+5 e reúne os melhores atletas de breaking, BMX freestyle, skate e escalada esportiva em um único parque urbano. A primeira etapa é em Xangai, de 16 a 19 de maio de 2024, seguida pela etapa de Budapeste, de 20 a 23 de junho de 2024. Ao todo serão atribuídas mais de 150 vagas para as quatro modalidades.

No sistema de pontuação para a classificação do breaking, os competidores podem ganhar até 50 pontos em cada evento, totalizando um máximo de 100 pontos. As pontuações de ambas as etapas serão somadas em um ranking que determinará os classificados para os Jogos Olímpicos.

Os países que contam com mais representantes são a Austrália e a França, com seis cada. Em seguida, temos Coreia do Sul, China, Bélgica, Japão e Ucrânia contam com cinco cada.
Esta é uma nova experiência olímpica para os atletas. Não pode se aproximar dos Jogos Olímpicos. Conheci alguns ontem, conheci alguns esta manhã e eles estão maravilhados , impressionados com a configuração aqui, com o parque. Deveríamos elogiar a cidade de Xangai, deveríamos elogiar o comitê organizador local. - disse Pierre Fratter-Bardy, Diretor Associado de Estratégia e Desenvolvimento dos Jogos Olímpicos, ao portal de notícias chinês CGTN

Etapa de Xangai

Por quatro dias, os fãs estão vivendo uma experiência olímpica imersiva que combina esporte, arte, música e cultura. Os eventos em estilo de festival começam com rodadas preliminares na quinta e na sexta-feira, culminando em finais de todos os quatro esportes no fim de semana. Os participantes poderão desfrutar de uma variedade de atividades culturais, apresentações e oportunidades de experimentar diferentes esportes.

Para enfatizar a fusão de esportes e cultura, o Comitê Organizador Local de Xangai nomeou a celebridade chinesa Wang Yibo como embaixador promocional do evento. Conhecido por sua carreira multifacetada como ator, cantor, dançarino e entusiasta de esportes urbanos, ele convidou os jovens a se juntarem a ele "ao longo da margem do rio Huangpu para celebrar juntos o esporte, a cultura e a criatividade".

Wang Yibo (Foto: Reprodução / 38jiejie)


Formato da competição

A disputa começa com a pré-seleção, na qual 32 dos 40 atletas avançam para a próxima fase, de pré-classificação. Então, 16 passam para a fase preliminar, que é disputada em grupos. Enfim, avançam os dois primeiros de cada para as quartas de final, seguidas das semis e da final.

Programação

Os atletas de breaking começam as disputas amanhã. Confira a programação completa:

18 de maio
  • 4h15: Pré-seleção B-boys e B-Girls
  • 8h: Pré-classificação B-Girls
  • 9h30: Pré-classificação B-Boys
  • 23h: Round Robin B-Girls
19 de maio
  • 2h45: Round Robin B-Boys
  • 6h30: Quartas de final B-Girls
  • 7h: Quartas de final B-Boys
  • 7h30: Semifinais B-Girls
  • 7h45: Semifinais B-Boys
  • 8h: Final B-Girls
  • 8h10: Final B-Boys

Onde assistir

As disputas serão transmitidas em olympics.com

Conheça o B-boy Leony


Natural de Belém, Leony desenvolveu sua dança com a ajuda de amigos. Tudo começou quando, aos 12 anos, em 2008, ele viu um amigo girar sobre a cabeça. Inicialmente praticante de karatê e futebol, ele rapidamente se destacou no breaking, criando um estilo único inspirado em ritmos locais como o carimbó. Ele mantém forte suas raíses, ouvindo brega durante os treinos e competições como forma de carregar sua cultura.

Em 2013, aos 17 anos, Leony ganhou seu primeiro título nacional no Red Bull BC One Brazil. Ele repetiu o feito em 2016, 2017, 2022 e 2023, consolidando-se como um dos principais nomes do breaking no país.

Em 2024, aos 26 anos, Leony tem sólidas chances de conquistar uma medalha na estreia do breaking nas Olimpíadas de Paris. 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar