Últimas Notícias

Itália, Áustria e Eslovénia podem lançar candidatura conjunta para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2034

Representantes de Itália e Eslovênia falaram sobre os Jogos de Inverno após 2034. - Reprodução: X / @MZEZ_RS


Segundo Maximiliano Fedriga, responsável pela região Friuli-Venezia-Giulia, no norte da Itália, surgiu a intenção de que Áustria, Eslovénia e Itália possam considerar uma candidatura conjunta para acolher os Jogos Olímpicos de Inverno após a edição de 2034. 

 

Como se sabe, a Itália sediará os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 em Milão-Cortina, e a expectativa para que a edição de 2023 seja realizada nos Alpes franceses em 2030, com a confirmação programada para acontecer na 142ª Sessão do COI, em Paris, no dia 23 de julho de 2024, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024. 

 

Depois dos Jogos de Inverno da França, não é segredo que a cidade americana de Salt Lake City (Utah) provavelmente terá a honra de sediar os Jogos pela segunda vez em 2034 (já os tendo sediado em 2002). Ambos os jogos foram aprovados provisoriamente pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em novembro de 2023. 

 

Apesar desta aparente perspectiva dos Jogos depois de Milão-Cortina em 2026, os responsáveis do norte de Itália, bem como os das regiões vizinhas da Áustria e da Eslovénia, não perderam tempo em perseguir um evento sem precedentes: os Jogos Olímpicos co-organizados por três países.

 

Embora haja rumores de que a Suíça tem vantagem para os Jogos de 2038, uma candidatura conjunta da Itália, Eslovénia e Áustria seria possível, garantindo não só as condições climáticas, mas também a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental dos Jogos, algo que o Comité Olímpico Internacional recentemente destacou e apreciou.

 

A intenção da Itália é apresentar uma candidatura conjunta com a Eslovénia e a Áustria para acolher os Jogos de Inverno. O anúncio de Fedriga ocorreu após uma reunião do Comitê Misto Friuli-Venezia-Giulia e Eslovênia, como parte de um acordo transfronteiriço para promover a mobilidade sustentável. 

 

A reunião, que contou também com a presença da vice-primeira-ministra e ministra dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia, Tanja Fajón, foi muito proveitosa e abordou vários temas, incluindo a cooperação e o reforço das infraestruturas comuns, bem como a proteção civil, a agricultura e o desporto, entre outros. 

 

A candidatura conjunta provavelmente incluiria instalações desportivas em Tarvisio, em Friuli, Villach e Klagenfurt, na Áustria, e Kranjska Gora e Planica, na Eslovénia.

 

A Itália sediou duas vezes os Jogos Olímpicos de Inverno em Cortina d'Ampezzo, que juntamente com Milão, sediará seus terceiros Jogos Olímpicos a partir de 6 de fevereiro de 2026. A Áustria acolheu por duas vezes os Jogos na cidade de Innsbruck, enquanto se a Eslovênia busca sediar pela primeira vez os Jogos Olímpicos de Inverno desde que conquistou a independência da antiga Iugoslávia em 1991.


0 Comentários

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar