Um fotógrafo australiano radicado no Taiti, Tim McKenna, capturou as primeiras imagens aéreas com um drone (foto acima). Antes de publicá-los em sua conta do Instagram, com este comentário:
"A nova torre está instalada. A onda está tão perfeita como sempre foi. O coral sofreu danos mínimos depois que um canal foi aberto na lagoa para facilitar o acesso dos barcos de construção. Levará algum tempo para ver se a Ciguatera (doença causada por uma toxina secretada por algas microscópicas que proliferam em recifes de coral poluídos) aumentou drasticamente em alguns peixes que vivem nesta área específica da lagoa. Enquanto isso, a construção em alumínio parece bonita e suave e foi montada mais rápido do que o esperado. O Taiti agora terá uma torre de julgamento de última geração para os próximos 20 anos. Será desmontado e reconstruído a cada ano para eventos de surf, como o anterior."
Para o COJO Paris 2024, a instalação da torre dos juízes soa duplamente como uma boa notícia. A construção foi concluída sem sofrer qualquer incidente ou manifestação de hostilidade por parte da população. E foi concluído duas semanas antes.
Nestas duas semanas, os organizadores locais irão utilizá-los para dar os últimos retoques no site. Christian Wang Sang, responsável pelo projeto no Ministério da Juventude e Esportes do Taiti, explicou isso à rádio 1: o telhado agora deve estar totalmente instalado, depois será necessário instalar o cabo que ligará o terreno à torre, e por fim organizar a estrutura (divisórias, sala climatizada para os servidores, móveis, etc.).
Tudo foi revisado para baixo, lembra ele. "Trabalhamos com os novos elementos para garantir a entrega da torre no prazo.” Já as equipes mobilizadas no local foram reforçadas em relação aos números inicialmente previstos.
A nova torre dos jurados será utilizada pela primeira vez em maio para um evento da Liga Mundial de Surf, o Tahiti Pro (22 a 31), adiantado no calendário por conta das Olimpíadas. Um ensaio geral antes das competições olímpicas, a segunda e última da história do surf como esporte complementar. A partir das Olimpíadas de Los Angeles 2028, o esporte se tornará uma parte mais permanente do programa.
0 Comentários