Últimas Notícias

Vitória dividida no four-man é destaque na etapa de Altenberg da Copa do Mundo de Bobsled

Raro empate no four-man entre Friedrich (GER) e Cipulis (LAT)
Raro empate no four-man entre Friedrich (GER) e Cipulis (LAT) / Foto: Viesturs Lacis / IBSF


Nos dias 17 a 18 de fevereiro de 2024, em Altenberg, na Alemanha, foi realizada a sétima etapa da Copa do Mundo de Bobsled 2023/24. Ao todo serão oito etapas em cada modalidade distribuídas em oito diferentes nações ao redor do globo. O início foi na China, no dia 17 de novembro de 2023 e a conclusão se dará em Lake Placid, Estados Unidos, em 23 de março de 2024. Os atletas somam pontos baseados em sua posição final em cada etapa. Ao fim de todas as etapas vence aquele que tiver a maior pontuação geral.

No monobob (individual feminino) a estadunidense Elana Meyers Taylor havia feito a melhor primeira descida, mas, com apenas o décimo tempo na segunda descida, foi superada pela alemã Laura Nolte, que ficou com a medalha de ouro com o tempo de 2:01.29. A também alemã Lisa Buckwitz ficou em terceiro pela diferença mínima pra romena Andreea Grecu que foi a quarta. Uma das favoritas, a estadunidense Kaysha Love não teve um bom dia e foi apenas a décima colocada.

Faltando apenas uma etapa para o fim do campeonato, Lisa Buckwitz possui 1468 pontos e uma larga diferença pra Laura Nolte que está em segundo na classificação geral com 1355 pontos. A disputa pelo segundo e terceiro lugares segue intensa com Kaysha Love até o momento em terceiro com 1332 pontos, oito a mais que a australiana Breeana Walker (que nessa etapa foi a sétima) e vinte e seis a mais que Andreea Grecu. Em sexto Elana Meyers Taylor possui 1298 pontos.

No two-man (duplas masculinas) tivemos muita emoção. A etapa foi muito atípica com pilotos não competindo por terem sofrido graves acidentes no treinamento o que elevou a tensão daqueles que escolheram competir e aumentou os erros cometidos na pista. Tivemos dois tombamentos e uma desclassificação por excesso de peso. Coube aos alemães Ammour/Laurenz controlarem suas emoções para vencerem na estreia de Laurenz com o tempo de 1:51.41, dezoito centésimos a menos que seus compatriotas Friedrich/Margis. Em terceiro os sul coreanos estreantes Kim/Kim completaram o pódio.

Faltando apenas uma etapa para o fim do campeonato e com a incerteza sobre quem decidirá competir, Friedrich passa a liderança com 1450 pontos contra 1302 do seu compatriota Johannes Lochner e 1211 do suíço Michael Vogt. Tanto Lochner como Vogt não competiram nessa etapa. Apenas um ponto atrás de Vogt está o vencedor de Altenberg, Ammour. Fechando o top-5 o letão Emils Cipulis possui 1184 pontos (ele foi o 5º em Alterberg). Há grandes chances de Friedrich anunciar sua aposentadoria ao fim do campeonato depois de mais de dez anos competindo.

No two-woman (duplas femininas) as alemãs Nolte/Levi bateram o recorde da pista logo na primeira descida estabelecendo 56.08 - o antigo recorde era 56.22 e havia sido estabelecido em 2018. Depois disso o que se viu foi uma disputa pra ver quem seria a segunda colocada. Kalicki/Galander (GER) foram medalhas de prata com um tempo mais de meio segundo mais lento que Nolte/Levi. Completando o pódio as romenas Grecu/Vlad ganharam o bronze sendo mais de um segundo e meio mais lentas do que as campeãs. Uma verdadeira exibição de gala das alemãs! O tempo de Nolte/Levi foi tão extraordinário que elas ficariam em oitavo entre os 22 trenós masculinos.

Com sete etapas concluídas, Laura Nolte se encaminha pra ser campeã, pois possui 1520 pontos contra 1458 da sua compatriota Kim Kalicki. Fecha o top-3 a também alemã Lisa Buckwitz com 1347 pontos. Lisa desejará esquecer o dia de hoje, pois foi uma das três atletas que sofreram tombamentos nesta etapa, o que a fez terminar em nona.

Por fim, no four-man (quartetos masculinos) não tivemos um, mas sim dois vencedores! Com o tempo de 1:48.55 o quarteto alemão pilotado por Francesco Friedrich e o letão pilotado por Emils Cipulis terminaram empatados. Mais de meio segundo depois o quarteto suíço guiado por Simon Friedli ficou com o bronze.

Faltando apenas uma etapa para o fim do campeonato, Francesco Friedrich se encaminha para o título, que provavelmente será o último da sua vitoriosa carreira. Friedrich possui 1520 pontos e uma larga vantagem pra agora o segundo colocado, o letão Cipulis e seus 1377 pontos. O alemão Johannes Lochner também não participou no four-man e por isso caiu na classificação geral pra terceiro, com 1305 pontos.

A próxima e última etapa será realizada em Lake Placid, Estados Unidos, no dia 23 de março.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar