![]() |
Foto: Divulgação |
A marca esportiva alemã adidas uniu alguns dos seus maiores ícones esportivos ao redor do mundo em campanha com o objetivo de ajudar atletas a superar a pressão e alcançar suas metas no esporte. A campanha é composta por diversas histórias de atletas, insights de especialistas e materiais de orientação projetados para auxiliar esportistas de qualquer nível a se libertar das tensões na prática. Além disso, conta com uma pesquisa exclusiva sobre o impacto que a pressão pode ter no desempenho esportivo.
Grandes estrelas como Lionel Messi (futebol), Jude Bellingham (futebol), Linda Caicedo (futebol), Pat Mahomes (futebol americano) e Anthony Edwards (basquete) fazem parte da nova campanha, que contará com um filme de 90 segundos, destacando os atletas do dia a dia que experimentam o peso dessa “expectativa”. Rebeca Andrade (ginástica), Marcelo (futebol), Vitória Mendonça (skate) e Alison dos Santos (atletismo), entre outros, são as estrelas brasileiras da campanha intitulada “Vai Que É Sua”.
Também faz parte da campanha um estudo realizado em parceria com a empresa de neurociência e ciência esportiva neuro11, no qual a adidas reuniu atletas de elite e de base para revelar o impacto que a pressão pode ter no desempenho físico. Utilizando a neurociência, o estudo busca saber também o impacto significativo na relação da próxima geração com o esporte e a forma como isso afeta o prazer e a participação em geral.
Atletas como Emiliano Martínez, vencedor da Copa do Mundo FIFA de 2022; Nneka Ogwumike, oito vezes All-Star da WNBA; e Stina Blackstenius, estrela da WSL, participaram da pesquisa que analisou as leituras cerebrais durante momentos de alta pressão para explicar como e por que a pressão negativa prejudica o jogo, além de fornecer orientação sobre como os atletas de todos os níveis conseguiriam desarmar esse sentimento.
A adidas descobriu até que ponto a pressão é sentida em todos os níveis esportivos. A principal constatação desse estudo foi que os atletas de base e os de elite experimentam níveis igualmente intensos de pressão em momentos decisivos - mas os atletas de elite foram até 40% mais eficazes no controle da pressão durante esses momentos.
"Embora a pressão pareça e seja sentida de forma diferente em cada um, há um ponto de equilíbrio científico no cérebro que todos podem alcançar - a zona ideal, referida como ‘being in the zone’. É aqui que o cérebro se encontra fisicamente relaxado, mas mentalmente focado, resultando em uma performance e um movimento otimizados. Quando trabalhamos com atletas, estudamos suas frequências cerebrais para estabelecer o intervalo e a intensidade com que elas entram nessa zona ideal durante os momentos de pressão, bem como o que contribui para que caiam em zonas ‘muito baixas’ ou ‘muito altas’ em termos de desempenho, tudo com a intenção de ensinar rotinas que podem ser implementadas. Com base nisso e apoiando a missão da adidas de ajudar os atletas a realizar seu potencial no dia a dia, criamos orientações práticas que ajudam a melhorar o desempenho quando ele é mais importante”, afirma Dr. Niklas Häusler, cofundador da neuro11.
Para se aprofundar em momentos de muita pressão no esporte, atletas profissionais e de base foram estudados durante cobranças de pênaltis, tacadas e lances livres decisivos. Medindo a forma como seus cérebros reagiram e calculando a eficiência de cada atleta para atingir a zona ideal, as descobertas demonstram até que ponto os atletas de elite estão mais preparados para enfrentar a pressão e mostram quais passos os atletas de base podem dar para ajudar a melhorar a pressão para desativá-la.
Durante os testes de pênaltis, o goleiro argentino Emiliano Martínez estava 90% a mais na zona ideal durante momentos de alta pressão. Martínez demonstrou uma capacidade mental alta para mudar seu foco de qualquer distração em torno e se concentrar apenas no cobrador.
"As cobranças de pênaltis são um dos momentos mais tensos do jogo, mas, para mim, vejo uma oportunidade de canalizar essa energia a meu favor. Quando estou na linha do gol, tento manter a mente clara e manter o foco. Permito que minha intuição desempenhe um papel, prestando muita atenção ao que o cobrador está fazendo - sua corrida, sua forma corporal - e uso isso para formar minha decisão sobre qual será meu próximo movimento.”, comenta Emiliano Martínez, goleiro da seleção argentina.
Ao longo da nova campanha global da marca, a adidas reunirá diversos ícones esportivos para demonstrar como eles lidam com a pressão em alguns dos momentos mais importantes, inspirando os atletas do dia a dia a fazerem o mesmo. Dando vida a uma série de conteúdos e ativações ao lado de algumas das estrelas e dos maiores espetáculos do calendário esportivo, a mensagem da adidas dedicada à próxima geração de atletas é acreditar que eles podem superar a pressão para alcançar seus objetivos no esporte.
0 Comentários