Últimas Notícias

Assunção e Guadalajara demonstram interesse nos Jogos Pan-americanos de 2027

(MexSport)


Após a Panam Sports retirar os Jogos Pan-americanos de 2027 de Barranquilla na Colômbia, começaram a surgir os interessados em receber a competição multiesportiva. Após São Paulo demonstrar interesse, as cidades de Assunção no Paraguai e Guadalajara no México também declaram vontade em ser sede da vigésima edição dos Jogos Pan-americanos.

No Paraguai, quem declarou o interesse de forma oficial foi o presidente do comitê olímpico do país, Camilo Perez, que revelou também que uma candidatura para os Jogos olímpicos da juventude de 2030 foi enviada ao COI: “Afirmamos repetidamente que o Paraguai tem interesse em múltiplos eventos esportivos, já enviamos nossa candidatura para os Jogos Olímpicos da juventude e não é segredo que gostaríamos de sediar outros eventos, como os Jogos Pan-americanos” revelou Pérez em entrevista à Radio caracol.

Segundo Camilo, Assunção tem ao seu favor a estrutura usada nos Jogos Sul-americanos de 2022, além do apoio governamental do presidente da República, Santiago Peña, ex-jogador de Rugby. Mas sabe que a tarefa não será fácil por conta do pouco tempo hábil:  “Temos muito orgulho do que fizemos em 2022, porém, realizar os Jogos Pan-Americanos é uma tarefa de muito trabalho, nos últimos meses apresentamos muita documentação para o COI.”

Já o interesse de Guadalajara nos Jogos Pan-americanos foi revelado por Fernando Ortega, presidente do conselho estatal para o fomento do esporte em Jalisco. Em entrevista ao site 'Milenio', ele disse que  o estado mexicano está pronto para sediar novamente este evento - Guadalajara foi sede em 2011 - , por isso nos próximos dias analisarão como obter a referida candidatura que está buscando um local, com o favoritismo para a antiga sede do Pan:

"Temos procurado analisar de forma objetiva e viável a possibilidade disso acontecer, não é fácil, são muitas questões que devem estar alinhadas, continuamos nesse processo de análise porque não é só apresentar uma candidatura no ar. (...) estamos convencidos de que Guadalajara tem condições e que somos uma alternativa importante para o Panam Sports, mas não depende apenas da vontade que temos ou de ter o aval dos governos locais e estaduais, muitas questões devem estar alinhadas, inclusive a questão do governo federal, em nos próximos dias faremos algumas reuniões e analisaremos objetivamente as possibilidades que temos de procurar nos candidatar oficialmente ou não”, explicou.

Rumores apontam que a cidade Lima, no Peru, que foi sede do Pan de 2019, também estaria interessado no Pan de 2027, mas nenhuma autoridade do país afirmou este interesse. E Barranquilla ainda continua tentando recuperar a sede, com o governo federal da Colômbia organizando uma ofensiva diplomática com ajuda do Chile para que até a reunião extraordinária que a Panam Sports marcou em fevereiro, a cidade colombiana tenha de volta o seu posto

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar