Últimas Notícias

Comitês Olímpicos e federações pedem que COI libere russos de forma neutra para Paris-2024, diz agência

 

Aneis olímpicos
Foto: Franck Fife/AFP

A Agência France-Presse revelou nesta terça (05), que comitês olímpicos nacionais e federações esportivas, pediram para que atletas russos e bielorrussos fossem liberados para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 durante a reunião de cúpula olímpica realizada em Lausanne na última semana. 

De acordo com a agência, representantes de atletas pediram em comunicado, que o COI (Comitê Olímpico Internacional) seja claro em relação ao assunto. A entidade ainda não definiu se irá permitir a presença de competidores dos dois países, que estão banidos desde a invasão da Ucrânia e afirmou que tomará a decisão quando for apropriado. As federações pedem agilidade, para que eles possam ter a oportunidade de participar dos eventos classificatórios.

Eles seguem banidos em várias modalidades como a ginástica, que manteve a decisão de banir os dois países recentemente, os tirando dos Jogos e o vôlei, mas estão liberados em outros, como o tênis, onde competem sob bandeira neura. Segundo o COI, poderá haver a presença de atletas neutros em Paris-2024, mas seguindo algumas restrições. 

No início do ano, russos e bielorrussos foram autorizados a retornar pela entidade, mas a decisão final era das federações de cada esporte. Para isso, eles não podiam representar os seus países e não ter participado da guerra, seja no front ou com apoio público.

Em 12 de outubro, o Comitê Olímpico Russo foi banido após reconhecer quatro confederações regionais baseadas em território ucraniano invadido. Um mês antes, foi dada a permissão pelo IPC (Comitê Paralímpico Internacional) para que atletas dos dois países compitam os Jogos Paralímpicos de Paris-2024 de forma neutra.

A Ucrânia, país invadido pela Rússia, já afirmou que irá boicotar os Jogos Olímpicos se atletas russos forem permitidos. Eles já fizeram isso no Mundial de judô, quando russos competiram de forma neutra.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar