Últimas Notícias

G20 faz declaração esperando que Paris-2024 sejam jogos de paz e com a participação de todos

 

Em formato de flor colorida, logo da reunião do G20 na calçada com uma pessoa de amarelo passando na frente olhando seu celular
Foto: Anushree Fadnavis/Reuters

O G20, grupo dos 20 países mais ricos do mundo, soltou neste domingo (10), uma declaração dizendo que os Jogos Olímpicos de Paris-2024 devem ser um símbolo de paz e que tenham a participação de todos. A declaração foi feita após a realização da cúpula do bloco na Índia.

A Rússia, país suspenso pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), após a invasão da Ucrânia faz parte do G20, sendo um dos mais influentes. Os atletas russos ainda estão proibidos de competir em algumas modalidades, enquanto em outros, como o tênis, participam sob bandeira neutra.

Com a indefinição sobre a participação em Paris-2024, a Rússia não está participando dos torneios classificatórios. Alguns países já falaram que não querem eles participando da Olimpíada e a Ucrânia ameaçou boicote caso isso aconteça

Reiteramos o nosso compromisso com o G20 como o principal fórum para a cooperação económica global e a sua operação contínua no espírito do multilateralismo, com base no consenso, com todos os membros participando em pé de igualdade na todos os seus eventos, incluindo Summits.”

“Também aguardamos com expectativa os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris em 2024 como um símbolo de paz, diálogo entre as nações e inclusão, com a participação de todos”.

O presidente do COI, Thomas Bach, agradeceu a lembrança do G20 e respondeu sobre a declaração dos líderes do bloco.

"Gostaríamos de agradecer calorosamente aos Líderes do G20, que incluem pela primeira vez a União Africana, pelo seu apoio inestimável. O COI continuará a trabalhar com total empenho para atingir esses objetivos, que também são os nossos". 

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar