Últimas Notícias

Em jogo emocionante, Turquia é campeã do Challenger e estará na VNL Masculina em 2024

Turquia venceu a Europa Golden League e agora vencem o Challenger Cup 2023. – Reprodução: volleyballworld.com

 

A Turquia foi a campeã do Challenger Cup de Vôlei Masculino 2023 e garantiu presença na disputa da Liga das Nações de Vôlei (VNL) do próximo ano. Em um jogo de altos e baixos, o Catar não conseguiu aproveitar o fator casa e foi superado pela Turquia por 3 sets a 2. Os turcos sagraram-se campeões do Challenger 2023 e estarão na VNL 2024, assim como a equipe feminina, campeã da VNL 2023.

 

A disputa do Challenger Cup 2023 coroou França e Turquia como os campeões da edição e consequentemente estas equipes asseguraram a vaga na VNL 2024. Mais cedo, na disputa feminina, a França, jogando com apoio de sua torcida, venceu a Suécia por 3 sets a 1 (veja como foi) e no meio da tarde deste domingo (30) foi a vez de turcos superarem a torcida contrária dos catares e vencer o jogo em 3 sets a 2.

 

A final começou com domínio da Turquia no primeiro set. Um dominante 25-13 na primeira parcial deu a impressão de que as coisas se resolveriam rapidamente na disputa entre turcos e catares. No entanto, no segundo set, o Catar entrou no jogo e com maior consistência no “side-out” venceu os pontos decisivos e fechou a etapa em 25-21, igualando o placar em 1-1.

 

Com a torcida local festejando bastante o bom momento de sua seleção, o Catar voltou animado para o terceiro set, mas logo a equipe turca impôs o seu melhor jogo e retomou o domínio da partida. O Catar ainda ameaçou alguma reação no final do set, no entanto, a parcial foi vencida com tranquilidade pela Turquia em 25-18.

 

O quarto set teve recontada as ações da segunda parcial. A torcida se animou e o Catar voltou a ter controle do jogo, se mantendo a frente durante toda a etapa. Nos momentos decisivos os catares não deram chances para a reação da Turquia, fechando a etapa em 25-22, empatando o jogo em 2-2 e levando a disputa para o tie-break.

 

No set desempate brilhou a estrela do oposto turco Adis Lagumdzija que anotou 7 pontos na parcial, quase metade do set, e conduziu sua equipe a uma vitória de 15-9 sobre os catares, para frustração do público local. A Turquia venceu o jogo em 3 sets a 2 e sagrou-se campeão da Challenger Cup Masculina 2023, após o frustrante vice-campeonato em 2022, e assegurando enfim a sua vaga na VNL 2024.

 

O maior pontuador da partida foi o oposto da Turquia, Adis Lagumdzija, que foi decisivo nos momentos chaves da partida e anotou sozinho 21 pontos, sendo 19 de ataque, 1 de bloqueio e 1 de saque. Pela equipe do Catar, o maior pontuador foi Mubarak Dahi com 12 pontos.

 

Na disputa pelo terceiro lugar, a Ucrânia mostrou que poderia ter ido mais longe na Challenger Cup deste ano e venceu com autoridade a seleção do Chile, ficando com a simbólica medalha de bronze da competição. Os ucranianos fizeram 3 sets a 0 nos chilenos, com parciais de de 25-21, 25-19 e 25-18. 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar