Últimas Notícias

Com ouros e recordes, Brasil fecha o último dia do Sul-Americano de Levantamento de Pesos

Taiane Justino e Mateus Gregório fecharam a participação brasileira no Sul-Americano. Foto: CBLP, Divulgação

 

Neste domingo (9) foi realizado o último dia do Campeonato Sul-Americano de Levantamento de Pesos 2023, em Guaiaquil, no Equador. A delegação brasileira novamente marcou presença no pódio. Taiane Justino conquistou dois ouros e uma prata na categoria +87kg feminino sub-20, enquanto Mateus Gregório conquistou um ouro, duas pratas, e ainda cravou três recordes nacionais na categoria 109kg masculino, no adulto.

 

Taiane Justino optou por fazer uma prova segura e de pouco desgaste. No arranco, performou para 90kg, 96kg e 101kg, o suficiente para terminar com a medalha de prata, apenas um quilo abaixo da chilena Arantzazu Miranda. O bronze terminou com a equatoriana Leidy Fuentes, com seus 95kg alçados.

 

No arremesso, Taiane fez apenas duas passagens pela plataforma, marcando 117kg e 122kg. Com a medalha de ouro garantida, abdicou da última tentativa. Leidy Fuentes foi prata na prova, com 121kg, enquanto Arantzazu Miranda ficou com o bronze e 120kg. Na carga total, a brasileira conquistou um novo ouro, somando 223kg, enquanto a chilena Miranda voltou para casa com a prata e 222kg e Fuentes, do Equador somou 216kg e ficou com o bronze.

 

Último brasileiro a competir, Mateus Gregório mostrou desde a primeira subida à plataforma que estava lá para causar estragos na categoria 109kg masculino, no adulto. Começou levantando 155kg, resultado que já lhe garantia o recorde nacional. A antiga marca pertencia a Rogério Souza, datada de 2019, com 152kg.

 

Na segunda passagem, ampliou a carga com sucesso para 160kg, estabelecendo o novo recorde brasileiro da prova. Só não conseguiu superar a marca de 165kg na terceira tentativa. Hernan Espinoza, do Peru, foi o medalhista de ouro, com 145kg. O bronze ficou com Hans Ferrín, do Equador, com a carga de 135kg.

 

No arremesso, Gregório alçou 195kg no primeiro intento, deixando para trás os 193kg obtidos por Rogério Souza em 2019. Na sequência, tentou por duas vezes alçar 200kg, mas não conseguiu. Os 195kg lhe garantiram a prata na prova, com Hernan Espinoza levando o ouro – com 211kg – e Hans Ferrín faturando o bronze – com 165kg.

 

Na carga total, o brasileiro ficou com a medalha de prata, combinando 355kg nas duas provas. Desta forma quebrou o terceiro recorde brasileiro da categoria, superando em dez quilos os 345kg de Rogério Souza, em marca que perdurava desde 2019. O ouro escapou por apenas 1kg, tendo Hernan Espinoza levantado um total de 356kg. Medalhista de bronze, Hans Ferrín totalizou 300kg.

 

Formada por dezesseis pesistas, a delegação brasileira conquistou um total de 43 medalhas no Campeonato Sul-Americano. Foram 21 ouros, 19 pratas e 3 bronzes, além da quebra de 10 recordes nacionais. A competição serviu como preparação ao Campeonato Mundial, de 2 a 17 de setembro, em Riad, na Arábia Saudita, que vale pontos para o ranking de classificação olímpica.

 

*Informações via Assessoria de Imprensa CBLP


1 Comentários

  1. Taiane, Matheus e outros atletas da Delegação Brasileira no Levantamento de Pesos troxeram para o Brasil medalhas variadas, inclusive de ouro e recordes . Agora preparar para setembro na Arábia Saudita.

    ResponderExcluir

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar