![]() |
João Pires/LNB |
Um imbróglio eclodiu no basquete brasileiro nesta quinta (29). A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou que retirou a chancela do NBB e que a partir de agora, fará seu próprio campeonato brasileiro. Com isso, os clubes e jogadores que são ligados ao NBB deixam de fazer parte do sistema oficial da CBB.
As entidades vem se desentendendo desde setembro do ano passado, na primeira tentativa de retirar a chancela do NBB. Agora em junho foi a segunda e bem sucedida tentativa. Em nota, a NBB lamentou a decisão da CBB "e mantém sua posição de manutenção do diálogo a fim de encontrar uma solução conciliatória para o caso, o que entende ser o melhor para o contínuo crescimento do nosso esporte."
A Liga Nacional de Basquete (LNB) foi criada para que o basquete brasileiro tivesse um campeonato nacional, que começou em 2009 e que até o momento terá recorde na próxima edição com 20 clubes pré-inscritos. A entidade reiterou que o campeonato 2023/24 está garantido e com o apoio de todas as equipes que fazem parte da liga.
Segundo o blog olhar olímpico, o NBB pretende seguir o exemplo da NBA e se tornar uma liga independente, sem chancela da FIBA, com seu próprio quadro de árbitros e sistema próprio de cadastro de jogadores. Já a CBB vai fazer do seu campeonato brasileiro, que era uma espécie de série B, como torneio principal. O Cruzeiro, Santos, Liga Sorocabana e AZ Araraquara, quatro primeiros colocados no último brasileiro, deverão disputar a liga sul-americana. Já na Champions League das Américas, a situação é um pouco diferente já que a competição é parceira do NBB e da FIBA Americas.
0 Comentários